Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Mensagem do Presidente da República sobre a Lei do Mar é “clara, objetiva e concretizável”, afirma Vasco Cordeiro


Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro


Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro


Candidaturas da Terceira aprovadas no VITIS vão permitir recuperar mais 16 hectares de vinha, afirma João Ponte


Artigos de Opinião

José San-Bento José San-Bento
"Autonomia"
2020-08-10
José Contente José Contente
"Os binómios"
2020-08-12
Mariana Matos Mariana Matos
"Negacionistas"
2020-08-09
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Uma Nova Agenda"
2020-08-09
José Contente José Contente
"E se?"
2020-08-07
João Castro João Castro
"Lei do Mar"
2020-08-06
José Contente José Contente
"Proximidade"
2020-08-05
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Mariana Matos

Opinião

"À segunda cai quem quer"

Mariana Matos
2011-04-26

 

A apresentação da lista de candidatos do PSD, nos Açores, enferma à partida de dois problemas crónicos, dos quais Berta Cabral procurou fugir, mas sem sucesso.
O primeiro tem a ver com aquela contínua dependência de Lisboa, que desta vez, repetindo-se aliás o episódio, fez com que Passos Coelho, antes da Comissão Política Regional, tenha feito o anúncio dos cabeças de lista do partido, incluindo o açoriano.
O segundo tem a ver com a incapacidade de se renovar e rejuvenescer, apesar das contínuas tentativas, mais ou menos falhadas, vindas das várias lideranças, espalhadas por todos os lados, repetindo à exaustão o argumento, como se tentando convencer o alheio, se convencessem a si próprios.
Quando o argumento não chega, logo se espevitam, fazendo lembrar outros cenários que já vimos passar, como o do candidato às Europeias, que foi substituído por Lisboa, e se tornou candidata…
Ora, não sendo propriamente nova nestas questões da política, é (no mínimo) estranho que a líder do PSD/Açores, que entre outras funções, foi “chamada” a Secretária Regional das Finanças, em 1995, venha agora falar de “rejuvenescimento” e “renovação”, baseando-se numa lista que é encabeçada, pelo mesmo político, que saiu do Governo, considerando, na altura, que vinte anos seria um excessivo tempo de actividade política.
Convenhamos. Passaram-se quase 40 anos. Como pode qualquer pessoa de bom senso acreditar que na lista de candidatos do PSD/Açores, em que a candidata mais nova, ocupa o 8º lugar, e quando nasceu, já o cabeça de lista, ocupava um cargo político, há renovação e rejuvenescimento?
Em 1995, quando a agora líder do PSD/Açores foi chamada a gerir o imenso buraco em que se encontravam as finanças regionais – e a ampliá-lo – Joaquim Ponte, o 2º candidato, já se encontrava há 11 anos na presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a que se juntaram mais 4 anos de Parlamento Regional e 12 de Assembleia da República.
Juntos, Mota Amaral e Joaquim Ponte, somam quase 80 (oitenta) anos de actividade política – umas vezes mais intensa do que outras – e isso é renovar e rejuvenescer?
Qualquer coisa está mal no reino do PSD/Açores “se os novos partem e ficam só os velhos”…
As notícias das últimas semanas atiraram para o “castigo” um jovem quadro do partido sem que houvesse, pelo menos publicamente, qualquer manifestação de apoio, fazendo lembrar outros tempos de péssima memória…
Há assim qualquer coisa estranha nesta “fuga para a frente” das lideranças do PSD/Açores e, como não queremos crer que nos tomam por desmemoriados, talvez seja apenas (mesmo) qualquer coisa esquisita, que no reino do PSD/Açores faz (parafraseando o poeta) regressar os fantasmas e por os homens de joelhos.
Mas, em política, como aliás na vida toda de todos os dias, avisa o ditado popular antigo, para qualquer lado e em qualquer lugar, que “À primeira qualquer um cai, à segunda cai quem quer.” Ora bem.
Haja saúde.

 

Mais Artigos

José San-Bento Autonomia



José Contente Os binómios



Mariana Matos Negacionistas



Vílson Ponte Gomes Uma Nova Agenda



José Contente E se?



João Castro Lei do Mar



José Contente Proximidade



Sónia Nicolau Férias... Pandemia



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados