Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"O QUE MUDOU DESDE 2015"

Lara Martinho
2018-09-15

 

Passados quase 3 anos do início desta legislatura julgo que é pertinente fazermos um balanço da evolução que temos registado no âmbito do dossier da Base das Lajes.

1 -Base das Lajes de 2015 a 2018 - em 2015 a ilha Terceira vivia o pior dos seus pesadelos, os EUA concretizavam a redução de efetivos militares e civis na Base das Lajes. Os estudos apontavam para um decréscimo do PIB da ilha em 6,1% e um aumento da taxa de desemprego em 55%. As infraestruturas na Base das Lajes começavam a ser abandonadas pelos norte-americanos e pairava o medo que se degradassem sem qualquer futuro à vista. O processo de descontaminação estava estagnado e o turismo na ilha Terceirasofrido com os constrangimentos na utilização da pista do aeroporto das Lajes que impediam a atração de uma companhia lowcost. Reinava a passividade no Governo da República PSD /CDS, sem capacidade de exigir dos EUA e sem soluções nacionais.Hoje, passados 3 anos a diferença é visível, se não vejamos: a situação da Base das Lajes está estável e os EUA começam a falar novamente na vinda de militares norte-americanos acompanhados pelas suas famílias. As infraestruturas abandonadas foram cedidas aos Açores e são hoje um importante ativo do projeto Terceira Tech Island que está a transformar a ilha num pólo tecnológico. O Governo da República garantiu a flexibilização da utilização do aeroporto das Lajes, assegurando o início da operação da lowcostRyanair que está a transformar o turismo na ilha. Foi concluído recentemente a certificação para uso civil do aeroporto internacional das Lajes abrindo-se novas oportunidades à aviação civil. O PIB da Terceira cresceu 6% ea taxa de desemprego é de cerca de 7%. O Governo da República apostou também em projetos estratégicos como a criação do Centro para a Defesa do Atlântico e do Centro Nacional de Operações SST (SpaceSurveillanceTracking). A par de tudo isto demos passos decisivosno âmbito da descontaminação de forma mais diligente, mais concreta e mais efetiva e que é bem demonstrada no último relatório do LNEC.

2 - AUDIÇÕES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - esta semana ocorreram novas audições no Parlamento nacional. Tive a oportunidade de participar na audição do Ministro da Defesa em que questionei sobre o ponto de situação do novo estudo relativo à descontaminação. O Ministro Azeredo Lopes confirmou os avanços positivos dos trabalhos no âmbito da descontaminação e assegurou que tudo indica que o novo estudo estará concluído no final deste ano. O Governante salientou ainda que o Centro para a Defesa do Atlântico terá assegurada verba no próximo Orçamento do Estado e que a vinda de uma segunda tripulação para os helicópteros EH101 Merlin, para operações de busca e salvamento, está para breve. Por requerimentos do PS, PSD e BE foi igualmente ouvido o Presidente da TAP. O tema principal foram as ligações às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Os atrasos nas entregas das bagagens e encomendas comerciais, no cancelamento de voos ou incumprimento dos horários por questões operacionais que prejudicaram gravemente os Açores, a par dos elevados preços praticados foram as principais críticas. O Eng.Atonoaldo Neves explicou detalhadamente os investimentos que foram e estão a ser feitos para assegurar que não ocorrem novos cancelamentos por falta de tripulação, o Presidente salientou ainda que melhoraram o sistema de tratamento da bagagem e estão a fazer uma forte aposta na pontualidade da TAP que classificou de "vergonhosa".

3 - CONGRESSO DO PS AÇORES - decorre este fim de semana, na Praia da Vitória, o Congresso do Partido Socialista dos Açores. Um importante momento de debate sobre o mote da moção "Pelos Açores com os Açorianos", assente em três pilares: afirmar os Açores, reforçar a coesão e qualificar a Democracia. Faço votos de um excelente Congresso!

 

Mais Artigos

José Contente Prole trumpista



Mónica Rocha Preparar o futuro hoje



Sónia Nicolau Mente mais do que fala



Lara Martinho Por nós as pessoas



José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados