Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Terceira com boas notícias"

Lara Martinho
2018-09-10

 

Após o período de interregno dos trabalhos parlamentares, iniciámos,na Assembleia da República, a 4ª sessão legislativa. Uma semana assinalada pela reunião da Comissão Permanente, na qual estive presente, mas acima de tudo marcada por boas notícias para a ilha Terceira.

1 - NOVO RELATÓRIO DO LNEC -esta legislatura tem sido marcada por um acompanhamento constante da evolução da descontaminação na ilha Terceira, da qual tem feito parte integrante a análise dos relatórios elaborados pelo LNEC. Ao longo dos anos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem desenvolvido um conjunto de relatórios de acompanhamento e análise dos resultados das ações de limpeza desenvolvidas pelos EUA. Esta semana ficámos a conhecer o relatório referente ao 1º semestre de 2018 e temos boas notícias! O documento em causa analisa os resultados dos trabalhos de monitorização relativos ao 1º semestre de 2018 e os resultados do programa de controlo de qualidade da água para consumo humanodo mesmo período. Existem 3 pontos importantes a realçar: 1. A melhoria global da situação ambiental; 2. As análises químicas indicam que a génese do vanádio está associada à origem vulcânica da ilha; 3. Os resultados das análises de monitorização da qualidade da água evidenciam que todos os parâmetros se encontram em conformidade com as Normas de Qualidade. Contudo, não chegámos à meta desta maratona, temos sim de continuar a acompanhar esta evolução nas próximas campanhas e tal como conclui o relatório:"Mantém-se importante o acompanhamento do Estado português dos processos de monitorização de reabilitação em curso até que as ações levadas a cabo conduzam à efetiva reabilitação dos locais contaminados." A nossa meta é uma descontaminação efetiva e global na ilha Terceira e é para esse fim que continuaremos a trabalhar.É importante ainda recordar que está a decorrer o novo estudo do LNEC que analisa 33 outros locais, resultantes de um cruzamento de informação já conhecida de outros relatórios e de novas suspeitas levantadas junto da opinião pública.


2 - RADAR METEOROLÓGICO DE SANTA BÁRBARA - um dos compromissos assumidos por este Governo da República foi o da instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara. Concretiza-se, agora, o lançamento do concurso internacional que permitirá a instalação deste radar com um investimento de cerca de 2 milhões de euros. Nunca é demais reforçar o contributo que este radar meteorológico dará para robustecer a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens, principalmente numa região como a nossa que é alvo de fenómenos climatéricos cada vez mais agressivos.

3 - TERCEIRA TECH ISLAND -não podia deixar de destacar a inauguração das instalações da empresa Glintt na Praia da Vitória. Este é mais um caso de sucesso que resulta do planeamento estratégico que o Governo dos Açores delineou para a revitalização da Ilha Terceira. Todos recordamos bem as dificuldades e os desafios que enfrentámos com a redução da presença norte-americana na Base das Lajes. Um conjunto de infraestruturas de elevada qualidade era abandonado e nascia o receio de se tornar mais um "mono" sem futuro. Era necessário dar nova vida à Base das Lajes e acima de tudo com projetos sustentáveis que dessem resposta a desafios globais, e é isso que está a ser feito, não só com o Terceira Tech Island, mas também com outros projetos internacionais, como o Centro para a Defesa do Atlântico, ou o Centro Operacional de Vigilância do Espaço. Se estes últimos 2 projetos estão relacionados com o desafio da segurança, oTerceira Tech Islandaposta emtransformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas, apoiando a formação e recrutamento de recursos humanos, disponibilizando infraestruturas(nomeadamente as casas abandonadas pelos norte-americanos), e oferecendo incentivos ao investimento. Estamos no bom caminho, com 6 empresas instaladas e apenas 3 semanas após a conclusão da formação em programação informática na ilha Terceira, há uma taxa de empregabilidade de 85% dos formandos!Os meus parabéns a todos aqueles que têm trabalhado afincadamente para produzir estes resultados para a nossa ilha Terceira.

 

Mais Artigos

José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



Sónia Nicolau Servir os Açorianos é apresentar soluções



Sónia Nicolau Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?



José Contente Autorreformas



Lara Martinho Terceira com boas notícias



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados