Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Unanimidade e aclamação!"
2019-07-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Terceira com boas notícias"

Lara Martinho
2018-09-10

 

Após o período de interregno dos trabalhos parlamentares, iniciámos,na Assembleia da República, a 4ª sessão legislativa. Uma semana assinalada pela reunião da Comissão Permanente, na qual estive presente, mas acima de tudo marcada por boas notícias para a ilha Terceira.

1 - NOVO RELATÓRIO DO LNEC -esta legislatura tem sido marcada por um acompanhamento constante da evolução da descontaminação na ilha Terceira, da qual tem feito parte integrante a análise dos relatórios elaborados pelo LNEC. Ao longo dos anos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem desenvolvido um conjunto de relatórios de acompanhamento e análise dos resultados das ações de limpeza desenvolvidas pelos EUA. Esta semana ficámos a conhecer o relatório referente ao 1º semestre de 2018 e temos boas notícias! O documento em causa analisa os resultados dos trabalhos de monitorização relativos ao 1º semestre de 2018 e os resultados do programa de controlo de qualidade da água para consumo humanodo mesmo período. Existem 3 pontos importantes a realçar: 1. A melhoria global da situação ambiental; 2. As análises químicas indicam que a génese do vanádio está associada à origem vulcânica da ilha; 3. Os resultados das análises de monitorização da qualidade da água evidenciam que todos os parâmetros se encontram em conformidade com as Normas de Qualidade. Contudo, não chegámos à meta desta maratona, temos sim de continuar a acompanhar esta evolução nas próximas campanhas e tal como conclui o relatório:"Mantém-se importante o acompanhamento do Estado português dos processos de monitorização de reabilitação em curso até que as ações levadas a cabo conduzam à efetiva reabilitação dos locais contaminados." A nossa meta é uma descontaminação efetiva e global na ilha Terceira e é para esse fim que continuaremos a trabalhar.É importante ainda recordar que está a decorrer o novo estudo do LNEC que analisa 33 outros locais, resultantes de um cruzamento de informação já conhecida de outros relatórios e de novas suspeitas levantadas junto da opinião pública.


2 - RADAR METEOROLÓGICO DE SANTA BÁRBARA - um dos compromissos assumidos por este Governo da República foi o da instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara. Concretiza-se, agora, o lançamento do concurso internacional que permitirá a instalação deste radar com um investimento de cerca de 2 milhões de euros. Nunca é demais reforçar o contributo que este radar meteorológico dará para robustecer a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens, principalmente numa região como a nossa que é alvo de fenómenos climatéricos cada vez mais agressivos.

3 - TERCEIRA TECH ISLAND -não podia deixar de destacar a inauguração das instalações da empresa Glintt na Praia da Vitória. Este é mais um caso de sucesso que resulta do planeamento estratégico que o Governo dos Açores delineou para a revitalização da Ilha Terceira. Todos recordamos bem as dificuldades e os desafios que enfrentámos com a redução da presença norte-americana na Base das Lajes. Um conjunto de infraestruturas de elevada qualidade era abandonado e nascia o receio de se tornar mais um "mono" sem futuro. Era necessário dar nova vida à Base das Lajes e acima de tudo com projetos sustentáveis que dessem resposta a desafios globais, e é isso que está a ser feito, não só com o Terceira Tech Island, mas também com outros projetos internacionais, como o Centro para a Defesa do Atlântico, ou o Centro Operacional de Vigilância do Espaço. Se estes últimos 2 projetos estão relacionados com o desafio da segurança, oTerceira Tech Islandaposta emtransformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas, apoiando a formação e recrutamento de recursos humanos, disponibilizando infraestruturas(nomeadamente as casas abandonadas pelos norte-americanos), e oferecendo incentivos ao investimento. Estamos no bom caminho, com 6 empresas instaladas e apenas 3 semanas após a conclusão da formação em programação informática na ilha Terceira, há uma taxa de empregabilidade de 85% dos formandos!Os meus parabéns a todos aqueles que têm trabalhado afincadamente para produzir estes resultados para a nossa ilha Terceira.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Unanimidade e aclamação!



Sónia Nicolau Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos



Hernâni Bettencourt 226 minutos a debater o passado com outubro em mira



Lara Martinho A legislatura da confiança



Sónia Nicolau Se precisar, tem a oportunidade de solicitar



Hernâni Bettencourt Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate



José Contente Antero sem “is”



Lara Martinho Chãos de Melhoras



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados