Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Unanimidade e aclamação!"
2019-07-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Pelos Açores, Com os Açorianos"

Sónia Nicolau
2018-09-07

 

Este é o título da moção de Vasco Cordeiro que, como raras vezes li em documentos partidários de discussão interna, posiciona o PS como um parceiro dos Açorianos, no seu quotidiano e futuro, nas suas preocupações e desafios.
Porquê?
Porque o PS só se fortalece na proximidade com os cidadãos independentemente das suas posições ideológicas. Uma moção a ser apresentada e votada a 14,15 e 16 de setembro pelos militantes. Esta é uma moção que desafia os militantes e todos aqueles com responsabilidades políticas na missão de “Servir os Açorianos”.
“Servir os Açorianos” é estar continuamente inconformado e aberto às mudanças de políticas, soluções ou protagonistas. Um protagonista, ou uma solução, quer por ego ou por ineficiência, que não sirva o Povo Açoriano, não serve a causa pública a favor dos Açores.
“Pelos Açores, Com os Açorianos”, está assente em três pilares - Afirmar os Açores, Reforçar a Coesão e Qualificar a Democracia -, onde a abordagem setorial, quer das políticas de emprego, de infância, da educação, da juventude, das novas áreas de negócio (Mar e Espaço) são alicerces que dão consistência a esses mesmos pilares.

1. Afirmar os Açores!

O PS liderou ou acompanhou as grandes transformações de afirmação política dos Açores e da sua Autonomia. É tempo, pelo património que é dos Açorianos, de reforçar a relação entre o eleito e eleitor, implementar o voto eletrónico, as listas abertas, o aperfeiçoamento do sistema do voto antecipado e a possibilidade de apresentação listas de cidadãos independentes às eleições para a Assembleia Legislativa. Por outro lado, a gestão do espaço marítimo é vital para os Açorianos e deve ser decidido pelos Açorianos - há que repudiar a gestão tutelar da República em detrimento da gestão conjunta.
Este primeiro pilar é o fio condutor da ambição caraterística do PS que libertou os Açorianos em 1996 de um regime fechado e conservador. Para além do muito já feito, quer no plano de construções políticas dentro e fora do Parlamento Açoriano, quer na estabilidade política e social para Afirmar os Açores, há ainda muito a fazer com inovação, transparência e a ambição de “Servir os Açores”.
“Pelos Açores, Com os Açorianos”, fortalece-se com os dois pilares da moção que abordarei em próximo artigo. Em cada uma das 72 páginas da moção “Pelos Açores, Com os Açorianos”, a relação de proximidade e de chamar por “tu” os Açorianos, é uma marca do PS. Essa marca só se renova com confiança. Confiança a conquistar todos os dias. Com uma relação aberta com os Açorianos. “Pelos Açores, Com os Açorianos”, é uma moção de bolso a transportar pelos responsáveis governamentais e militantes.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Unanimidade e aclamação!



Sónia Nicolau Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos



Hernâni Bettencourt 226 minutos a debater o passado com outubro em mira



Lara Martinho A legislatura da confiança



Sónia Nicolau Se precisar, tem a oportunidade de solicitar



Hernâni Bettencourt Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate



José Contente Antero sem “is”



Lara Martinho Chãos de Melhoras



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados