Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Pelos Açores, Com os Açorianos"

Sónia Nicolau
2018-09-07

 

Este é o título da moção de Vasco Cordeiro que, como raras vezes li em documentos partidários de discussão interna, posiciona o PS como um parceiro dos Açorianos, no seu quotidiano e futuro, nas suas preocupações e desafios.
Porquê?
Porque o PS só se fortalece na proximidade com os cidadãos independentemente das suas posições ideológicas. Uma moção a ser apresentada e votada a 14,15 e 16 de setembro pelos militantes. Esta é uma moção que desafia os militantes e todos aqueles com responsabilidades políticas na missão de “Servir os Açorianos”.
“Servir os Açorianos” é estar continuamente inconformado e aberto às mudanças de políticas, soluções ou protagonistas. Um protagonista, ou uma solução, quer por ego ou por ineficiência, que não sirva o Povo Açoriano, não serve a causa pública a favor dos Açores.
“Pelos Açores, Com os Açorianos”, está assente em três pilares - Afirmar os Açores, Reforçar a Coesão e Qualificar a Democracia -, onde a abordagem setorial, quer das políticas de emprego, de infância, da educação, da juventude, das novas áreas de negócio (Mar e Espaço) são alicerces que dão consistência a esses mesmos pilares.

1. Afirmar os Açores!

O PS liderou ou acompanhou as grandes transformações de afirmação política dos Açores e da sua Autonomia. É tempo, pelo património que é dos Açorianos, de reforçar a relação entre o eleito e eleitor, implementar o voto eletrónico, as listas abertas, o aperfeiçoamento do sistema do voto antecipado e a possibilidade de apresentação listas de cidadãos independentes às eleições para a Assembleia Legislativa. Por outro lado, a gestão do espaço marítimo é vital para os Açorianos e deve ser decidido pelos Açorianos - há que repudiar a gestão tutelar da República em detrimento da gestão conjunta.
Este primeiro pilar é o fio condutor da ambição caraterística do PS que libertou os Açorianos em 1996 de um regime fechado e conservador. Para além do muito já feito, quer no plano de construções políticas dentro e fora do Parlamento Açoriano, quer na estabilidade política e social para Afirmar os Açores, há ainda muito a fazer com inovação, transparência e a ambição de “Servir os Açores”.
“Pelos Açores, Com os Açorianos”, fortalece-se com os dois pilares da moção que abordarei em próximo artigo. Em cada uma das 72 páginas da moção “Pelos Açores, Com os Açorianos”, a relação de proximidade e de chamar por “tu” os Açorianos, é uma marca do PS. Essa marca só se renova com confiança. Confiança a conquistar todos os dias. Com uma relação aberta com os Açorianos. “Pelos Açores, Com os Açorianos”, é uma moção de bolso a transportar pelos responsáveis governamentais e militantes.

 

Mais Artigos

José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



Sónia Nicolau Servir os Açorianos é apresentar soluções



Sónia Nicolau Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?



José Contente Autorreformas



Lara Martinho Terceira com boas notícias



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados