Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Unanimidade e aclamação!"
2019-07-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"A falta de água ou a nossa falta"

Sónia Nicolau
2018-08-29

 

Nos últimos dias foram notícia situações de seca em algumas ilhas dos Açores. A falta de água para o consumo humano não se verificou, mas para o setor agropecuário pode estar em risco.

Há falta de água ou somos nós que faltamos com o seu uso racional? continuamos a não ter consumidores conscientes e responsáveis; continuamos a não ter autarquias que promovam um tarifário de água que privilegie os consumidores responsáveis, poupando água e energia. Por outro lado, continuamos a ter autarquias, e bem, que para o setor agropecuário têm um tarifário com escalão único, contrariamente aos tarifários dos consumidores domésticos e outros setores empresariais. Pelo que, não é despiciente que os empresários do setor agropecuário, aproveitando esta mais-valia todo o ano e as águas pluviais em alguns meses, garantam reservatórios próprios dando, quando necessário, uma primeira resposta e evitando a perda do cultivo.

Perante este fenómeno resultante das mudanças climáticas, prontamente as associações do setor agropecuário reivindicaram os prejuízos e o Governo Regional respondeu com ações imediatas - reforço de abastecimento e transporte de água para pontos específicos das ilhas afetadas - e de forma estrutural com o já existente Plano Regional para as Alterações Climáticas(PRAC) e antecedido pela Estratégia Regional para as Alterações Climáticas.

A água é um dos recursos naturais mais importantes, toda e qualquer utilização não deve comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. Seja a sua utilização nos Açores ou em qualquer local do mundo. É por este princípio que estranho que na ilha das Flores não haja lugar à contagem ou pagamento do consumo de água. Esta situação é contrária ao estímulo de um consumo responsável. A água que não seja utilizada das imensas nascentes existentes nas Flores, voltará ao seu ciclo de vida. Numa lógica global, mas de respostas locais, importa uma atitude solidária e um compromisso geracional no consumo e uso de água.

A perspetiva da falta de água a todos nos preocupa. A situação vivida este verão deve ser considerada como um alerta para os consumidores e para os gestores públicos.

A preocupação do Governo Regional com as alterações climáticas, não é deste verão, e por essa razão existe o PRAC, assim como outras medidas como a constante motorização (monitorização?) das massas de água nas lagoas e que agora será reforçada. Importa que as autarquias revejam o modelo de tarifário para o consumo de água, potenciando e privilegiando consumidores e empresas responsáveis; e se analise uma possível alteração do modelo de gestão de distribuição da água, em algumas ilhas, evoluindo de um modelo de gestão por concelho para um modelo de gestão por ilha - em agosto de 2013, em artigo de opinião defendi esta opção -, à semelhança da gestão de resíduos,

O recurso (ainda) existe. Antes que a água nos falte na torneira, não faltemos nós perante o uso que se exige responsável.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Unanimidade e aclamação!



Sónia Nicolau Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos



Hernâni Bettencourt 226 minutos a debater o passado com outubro em mira



Lara Martinho A legislatura da confiança



Sónia Nicolau Se precisar, tem a oportunidade de solicitar



Hernâni Bettencourt Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate



José Contente Antero sem “is”



Lara Martinho Chãos de Melhoras



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados