Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"A falta de água ou a nossa falta"

Sónia Nicolau
2018-08-29

 

Nos últimos dias foram notícia situações de seca em algumas ilhas dos Açores. A falta de água para o consumo humano não se verificou, mas para o setor agropecuário pode estar em risco.

Há falta de água ou somos nós que faltamos com o seu uso racional? continuamos a não ter consumidores conscientes e responsáveis; continuamos a não ter autarquias que promovam um tarifário de água que privilegie os consumidores responsáveis, poupando água e energia. Por outro lado, continuamos a ter autarquias, e bem, que para o setor agropecuário têm um tarifário com escalão único, contrariamente aos tarifários dos consumidores domésticos e outros setores empresariais. Pelo que, não é despiciente que os empresários do setor agropecuário, aproveitando esta mais-valia todo o ano e as águas pluviais em alguns meses, garantam reservatórios próprios dando, quando necessário, uma primeira resposta e evitando a perda do cultivo.

Perante este fenómeno resultante das mudanças climáticas, prontamente as associações do setor agropecuário reivindicaram os prejuízos e o Governo Regional respondeu com ações imediatas - reforço de abastecimento e transporte de água para pontos específicos das ilhas afetadas - e de forma estrutural com o já existente Plano Regional para as Alterações Climáticas(PRAC) e antecedido pela Estratégia Regional para as Alterações Climáticas.

A água é um dos recursos naturais mais importantes, toda e qualquer utilização não deve comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. Seja a sua utilização nos Açores ou em qualquer local do mundo. É por este princípio que estranho que na ilha das Flores não haja lugar à contagem ou pagamento do consumo de água. Esta situação é contrária ao estímulo de um consumo responsável. A água que não seja utilizada das imensas nascentes existentes nas Flores, voltará ao seu ciclo de vida. Numa lógica global, mas de respostas locais, importa uma atitude solidária e um compromisso geracional no consumo e uso de água.

A perspetiva da falta de água a todos nos preocupa. A situação vivida este verão deve ser considerada como um alerta para os consumidores e para os gestores públicos.

A preocupação do Governo Regional com as alterações climáticas, não é deste verão, e por essa razão existe o PRAC, assim como outras medidas como a constante motorização (monitorização?) das massas de água nas lagoas e que agora será reforçada. Importa que as autarquias revejam o modelo de tarifário para o consumo de água, potenciando e privilegiando consumidores e empresas responsáveis; e se analise uma possível alteração do modelo de gestão de distribuição da água, em algumas ilhas, evoluindo de um modelo de gestão por concelho para um modelo de gestão por ilha - em agosto de 2013, em artigo de opinião defendi esta opção -, à semelhança da gestão de resíduos,

O recurso (ainda) existe. Antes que a água nos falte na torneira, não faltemos nós perante o uso que se exige responsável.

 

Mais Artigos

José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



Sónia Nicolau Servir os Açorianos é apresentar soluções



Sónia Nicolau Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?



José Contente Autorreformas



Lara Martinho Terceira com boas notícias



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados