Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"3ª SESSÃO LEGISLATIVA, O QUE ALCANÇÁMOS?"

Lara Martinho
2018-07-30

 

1 - PORTUGAL MELHOR -termina mais uma sessão legislativa e com ela dias de intenso trabalho em defesa da nossa Região e do nosso país. A evolução que temos tido nos últimos 3 anos é visível para todos os açorianos e para todos os portugueses. O último orçamento do Estado continuou a recuperação dos rendimentos, a par do rigor e equilíbrio das contas públicas, caminho este que permitiu a saída do procedimento por défice excessivo e a subida do rating do país. Assistimos ao aumento do rendimento das famílias com o alívio no IRS, o aumento das prestações sociais e das pensões. Aliás, já no próximo mês haverá um novo aumento das pensões.Também continuámos o percurso de eliminação deinjustiças relativamente aos Açores. Finalmente foi garantida, pela primeira vez, a comparticipação do pagamento das obrigações de serviço público de transporte aéreo inter-ilhas.


2 - AÇORES NA AGENDA NACIONAL - a nossa Região continuou também em grande destaque nos últimos 12 meses. As três Comissões Parlamentares: Agricultura e Mar; Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação;e a de Economia, Inovação e Obras Públicas visitaram várias ilhas dos Açores e conheceram melhor a nossa realidade e os nossos desafios. O Presidente da República também visitou a Região várias vezes e o Dia de Portugal foi comemorado nos Açores. Sinais claros de que os Açores despertam interesse e curiosidade, mas acima de tudo, estas foram oportunidades para reafirmarmos o nosso potencial em múltiplas áreas. Um potencial que tem vindo a ser cada vez mais aproveitado pelo Governo da República em colaboração com o Governo dos Açores, como bem demonstram os projetos de criação do porto espacial, do Centro para a Defesa do Atlântico ou do Observatório Oceânico.


3 - BASE DAS LAJES - também no âmbito do dossier da Base das Lajes muito foi alcançado nesta última sessão. Uma sessão que ficou, também, fortemente marcada por "fake news" promovidas pela RT - Russia Today e vigorosamente amplificadas pelo PSD, o que se traduzia numa dupla penalização da nossa ilha. Mas, felizmente conseguimos bloquear esta tentativa de prejudicar a nossa ilha.
Em termos de descontaminação, com a chegada do novo Embaixador dos EUA, George Glass, surgiu uma nova postura norte-americana que se traduziu em maior cooperação. Além disso, garantimos um auxílio à Câmara Municipal da Praia da Vitória para a concretização do reforço do abastecimento de água ao concelho da Praia da Vitória e para fazer face às despesas de controlo e monitorização da qualidade da água no Concelho, inerentes ao processo de descontaminação dos aquíferos e solos. Garantimos, ainda, a abertura do Governo para analisar todas as denúncias, relatórios, estudos que surjam relativamente à contaminação da Terceira, com o objetivo de definir ações de intervenção nos locais necessários. Foi ainda iniciado um novo estudo sobre a descontaminação, mas mais importante, foi a garantia de que o Governo da República irá intervir em todos os locais que os EUA não assumam a sua responsabilidade.
Assegurámos a conclusão do processo de transferência para a Região do terreno que vai permitir a construção do Terminal de Carga do Aeroporto das Lajes e a formalização da transferência para a região do conjunto edificado dos bairros abandonados pelos norte-americanos.
Ficou concluída a certificação para uso civil do agora Aeroporto Internacional das Lajes, uma antiga reivindicação agora concretizada, e demos passos decisivos para a criação do Centro para a Defesa do Atlântico e do Centro Operacional SST, dois projetos que poderão criar cerca de 70 novos postos de trabalho na ilha Terceira.


4 - UMA LUTA SEM FIM - muitos foram os dossiers em que trabalhámos, desde o reforço da posição geopolítica e geoestratégica dos Açores, a um maior investimento dos serviços do Estado na Região, assegurando investimentos superiores a 5 milhões de euros nas esquadras regionais e um reforço de 40 efetivos. Exigimos uma melhoria do serviço prestado pelos CTT e a uma solução para os lesados do BANIF. Reclamámos um tratamento justo dos Açores nos novos fundos comunitários, em particular no POSEI e exigimos uma maior proteção das manifestações culturais, como o Carnaval da Terceira, entre tantas outras batalhas. Um trabalho diário que nos orgulha, mas continuamos cientes de que há ainda muito a fazer, assim continuaremos a trabalhar para fazer mais e melhor pela nossa terra. Até Setembro!

 

Mais Artigos

José Contente Prole trumpista



Mónica Rocha Preparar o futuro hoje



Sónia Nicolau Mente mais do que fala



Lara Martinho Por nós as pessoas



José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados