Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"QUAL O ESTADO DA NAÇÃO?"

Lara Martinho
2018-07-14

 

1 - ESTADO DA NAÇÃO-apresentar o retrato dos resultados já alcançados e projetar a nossa ambição para Portugal são os objetivos base do debate da Nação. Este é o momento por excelência para o Primeiro Ministro apresentar o trabalho desenvolvido até aqui e o caminho que pretende continuar a trilhar. A intervenção de António Costa começou por evidenciar os 4 objetivos desta governação: virar a página da austeridade, relançar a economia pela recuperação do rendimento das famílias e pela criação de melhores condições para as empresas, reforçar a proteção social e equilibrar as finanças públicas. O crescimento do PIB em 2,7% foi o maior deste século, as exportações cresceram 11,7%, foram criados mais 300 mil empregos e a taxa de desemprego teve a queda mais acentuada, para 7,2%. Mudámos as políticas e mudaram os resultados. No debate foi dada uma atenção, igualmente, importante ao próximo orçamento do Estado, o último desta legislatura. O nosso Primeiro Ministro foi muito claro "não vamos sacrificar o que já alcançamos ou alterar o nosso rumo". O orçamento de 2019 será um orçamento de continuidade, de mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade. Muito foi conseguido, mais ainda há muito a fazer e cá estaremos para continuar a trabalhar para o futuroda nossa região.


2 - AEROPORTO DA HORTA -tem estado na agenda política regional, mas também na agenda política nacional, a problemática do aeroporto da Horta. A dimensão atual da pista do Aeroporto da Horta não cumpre com as obrigações internacionais, o que se tem traduzido em enormes penalizações nas ligações ao continente e por conseguinte acarretado consequências ao nível económico, social e de coesão territorial. Convém recordar que este foi um dos aeroportos concessionados, em 2012, pelo anterior Governo PSD/CDS no âmbito do contrato de concessão celebrado com a ANA - Aeroportos de Portugal. Esta teria sido a oportunidade ideal para assegurar que a ANA investia naampliação da pista do Aeroporto da Horta garantindo as condições internacionais necessárias para a sua operacionalidade, mas infelizmente isso não aconteceu. Há, por isso, que recuperar a oportunidade perdida, apesar de sabermos que não será um processo fácil. Neste sentido, apresentámos um projeto de resolução na Assembleia da República com 3 recomendações ao Governo. Primeiro, assegure as condições técnicas e financeiras para a concretização da ampliação da pista do Aeroporto da Horta, com a categoria de Aeroporto Internacional, obtida em 2001. Segundo,diligencie junto da ANA - Aeroportos de Portugal, S.A. a calendarização da ampliação da pista do aeroporto da Horta, visando a melhoria das condições de segurança e operacionalidade desta infraestrutura, considerando as recomendações da ICAO (Internacional Civil Aviation Association). E, por último,promova a articulação indispensável com o Governo Regional dos Açores e com as entidades com competência no setor aeroportuário.



3 - "PORTUGAL UM PAÍS DE OPORTUNIDADES"-na conferência proferida na Assembleia da República, em que tive o privilégio de representar o nosso líder parlamentar Carlos César, o líder ismaelita, Aga Khan, definiu Portugal como "um país de oportunidades", um país com uma visão pluralista ao longo da história e um influenciador até aos dias de hoje. A comunidade "Shia Imami Ismaili" é um dos ramos dos muçulmanos xiitas, vive espalhada por cerca de 30 países, residindo cerca de 7 mil dos 15 milhões em Portugal. Aga Khan fundou uma das maiores redes privadas para o desenvolvimento do mundo, empregando 80.000 pessoas. A AKDN - Aga Khan Development Networké composta por agências privadas internacionais que procuram melhorar as condições das pessoas em várias regiões do mundo, com um orçamento anual, para atividades sem fins lucrativos, que ronda os 600 milhões de euros. Em Portugal desenvolveu um programa de educação na infância que já abrangeu quase 100 mil crianças em Lisboa, um programa de apoio à inclusão social e laboral dirigido aos mais desfavorecidos que já apoiou 150 mil pessoas em risco, 30% dos quais imigrantes, e um programa de apoio aos idosos numa parceria com o Patriarcado de Lisboa. A comunidade ismaelita funciona como um Estado, sem território, e com a assinatura em 2015 de um protocolo com o Estado Português, Lisboa ficou definida como a sede mundial desta comunidade. Portugal, uma vez mais, aberto ao mundo.

 

Mais Artigos

José Contente Prole trumpista



Mónica Rocha Preparar o futuro hoje



Sónia Nicolau Mente mais do que fala



Lara Martinho Por nós as pessoas



José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados