Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo cria novos programas para reforçar diversificação agrícola nos Açores, anuncia Vasco Cordeiro


Comité das Regiões aprova propostas de Vasco Cordeiro para garantir taxas de financiamento comunitário na PAC


Deputados dos Açores destacam compromisso com o Quartel do Carmo


Lara Martinho pede a comissária europeia manutenção da taxa de cofinanciamento para as RUP


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"GESTÃO DO MAR"
2018-12-08
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro"
2018-12-06
Isabel Quinto Isabel Quinto
"Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019"
2018-12-06
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A melhor proposta para os professores!"
2018-12-06
José Contente José Contente
"PS Melhor"
2018-12-05
Lara Martinho Lara Martinho
"3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO"
2018-12-03
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"O futuro da agricultura"
2018-11-30
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"O Poder da nossa comunidade nos EUA"

Lara Martinho
2018-07-02

 

1 - CONFERÊNCIA NOS EUA - no dia 22 de junho, fui oradora na Conferência Enduring Alliances Portugal EUA, uma iniciativa organizada pela FLAD na Universidade de Georgetown, em Washington. O evento contou com intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do Professor Nuno Severiano Teixeira, do ex-Ministro Luís Amado, do atual deputado e ex-Ministro Aguiar Branco, do Senador Jim Costa e de vários professores norte-americanos. Foi um debate muito interessante sobre como cada um de nós vê a relação entre Portugal e os EUA e o que pode ser feito para fortalecer esta relação transatlântica. A conferência integrada nas iniciativas do Mês de Portugal nos EUA foi uma das mais de 150 atividades organizadas nestes últimos 30 dias.
Dediquei a minha intervenção a 5 eixos que considero importantes para o reforço da relação transatlântica: comunidade, valores, defesa, investigação e economia. O contributo que a comunidade luso-descendente pode aportar a esta relação foi comum aos vários oradores. Com mais de 1 milhão de portugueses ou luso descendentes nos EUA, ocupando lugares de destaque no mundo empresarial e no mundo político, é inestimável o contributo que estes podem dar para reforçar a relação entre os nossos 2 países. O Senador Jim Costa deu um exemplo muito claro deste contributo e do papel de defesa que a nossa comunidade nos EUA pode desempenhar, ao mencionar o projeto de lei "AMIGOS Act" apresentado pelo congressista David Cicilline, do estado de Rhode Island, que permite que Portugal seja incluído no nível de países elegíveis para ter vistos de não-imigrantes E-1 e E-2. O projeto chama-se AMIGOS como acrónimo de "Advancing Mutual Interests and Growing Our Success Act" permite que os portugueses entrem nos EUA como empresários e investidores não-imigrantes.
Os outros 4 eixos passam pela: defesa, não só por causa da Base das Lajes, mas também pelo importante papel que o Centro para a Defesa do Atlântico poderá desempenhar;pela investigação e desenvolvimento com o Centro Internacional de Investigação no Atlântico, o AIR Center; além disso, seria também uma oportunidade importante para os Açores, para Portugal, para a Europa e para os Estados Unidos, o descongelamento das negociações para um acordo transatlântico de comércio e investimento, equilibrado e mutuamente vantajoso, sem esquecer o potencial de exportação de Gás Natural Liquefeito através de Portugal e do papel que a Praia da Vitória poderá ter neste âmbito. Por fim, não posso deixar de referir que a nossa relação assenta em fortes laços políticos, económicos, culturais, históricos, em valores comuns, como a liberdade, a paz, a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito, valores que devemos continuar a preservar.


2 - AUDIÇÕES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - esta semana, decorreram várias audições na Assembleia da República entre elas a do Ministro da Defesa e a do Ministro da Agricultura. No âmbito da Defesa o destaque do Ministro foi para os Açores, dedicando toda a sua intervenção inicial aos vários projetos que estão em curso na Região: Implementação do Costa Segura, a certificação para uso civil da Base das Lajes, o novo estudo sobre a descontaminação na ilha Terceira, o Centro para a Defesa do Atlântico e o Centro Operacional SST. De salientar que estes últimos 2 projetos poderão criar cerca de 70 novos postos de trabalho na ilha Terceira. Na audição dedicada à Agricultura, o Ministro Capoulas Santos já evidenciava a possibilidade de não existirem cortes no Programa POSEI, o que veio a confirmar-se no dia seguinte com as declarações do Comissário Phil Hogan nos Açores. Portanto, medidas importantes que vão sendo trabalhadas a nível da República e atingindo resultados positivos.


3 - PROJETO GIROS - não podia passar estas Sanjoaninas sem dar os Parabéns à Casa do Povo de Santa Bárbara pela concretização de mais um projeto inovador, o projeto Giros. Este projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Regional de Saúde irá percorrer os vários festivais de verão com uma mensagem de prevenção contra comportamentos de risco. Parabéns a todos!

 

Mais Artigos

Lara Martinho GESTÃO DO MAR



Mónica Rocha Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro



Isabel Quinto Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019



Sónia Nicolau A melhor proposta para os professores!



José Contente PS Melhor



Lara Martinho 3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO



Ricardo Serrão Santos O futuro da agricultura



Lara Martinho PROPOSTAS DO PS



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados