Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Ilhas zero, não!"

Sónia Nicolau
2018-04-04

 

Seria fácil imaginar, e com todo o direito, a contestação dos cidadãos nas oito ilhas dos Açores se os serviços médicos, educacionais, culturais e sociais, assim como lotas, aerogares, caminhos agrícolas, portos, marinhas, habitação social, políticas de juventude, de empregabilidade e empresariais, respostas públicas na proteção civil, na investigação, nos centros de ciência e ambientais e na digitalização territorial, apenas e só se ficassem por uma ilha: São Miguel.
E a contestação poderia subir de tom, ao contrário, se para justificar essas mesmas respostas públicas para além de São Miguel, se se apontassem os dados estatísticos de produção. São Miguel é a ilha que mais contribui na proporção do PIB de cada ilha no PIB regional, dados de 2015, disponíveis no SREA - Serviço Regional de Estatística dos Açores - apontam para 57,5%, onde de Santa Maria ao Corvo o valor varia de 0,25%(Corvo) e 22,1%(Terceira).
Paradoxalmente ambas as contestações poderiam fazer sentido num outro modelo de desenvolvimento, que não aquele que os Governos Socialistas implementaram. O modelo de desenvolvimento nos Açores assenta no garante de serviços e acessibilidades a todos os Açorianos, independentemente da sua comparticipação na riqueza produzida no arquipélago. Não há lugar a comparativos absurdos, nem ilhas zero.
Investimento público é, também, a parte que cabe ao Governo no garante de respostas públicas para que a responsabilidade do cidadão se torne efetiva, por exemplo, pela procura ativa de emprego, o primar por ter hábitos de vida saudável e o sucesso educativo, o seu e dos seus descendentes.
Foi conhecimento de todos os Açorianos o peso da dívida pública açoriana em 2017, que é de 41,6 por cento do PIB. A dívida pública é, também, um instrumento de coesão e de civilização, representando a garantia de serviços e melhores acessibilidades às respostas públicas a cada Açoriano independentemente da ilha onde vive e da sua capacidade de produção.
O peso da dívida pública açoriana é menos de metade da média da União Europeia e menos de um terço daquela que se verifica no todo do país, mesmo com o fator ultraperiferia. Nove ilhas, têm, quando se prima por uma análise justa, um peso muito considerável nas opções estratégicas e, com razoabilidade, enquadradoras no território. Todo o Açoriano sabe-o bem e ambiciona, naquela que é a união que nos caracteriza, que nenhuma ilha seja ilha zero.

 

Mais Artigos

José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



Sónia Nicolau Servir os Açorianos é apresentar soluções



Sónia Nicolau Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?



José Contente Autorreformas



Lara Martinho Terceira com boas notícias



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados