Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Há um “progresso consistente” nos resultados educativos, mas podemos fazer “mais e melhor”


GP PS/Açores quer deputados a acompanhar de perto a definição das próximas Políticas Comunitárias


Nova linha de crédito 'Capitalizar Mais’ disponibiliza às empresas açorianas 79 ME de financiamento


Presidente do Governo recebeu Embaixador dos EUA em Portugal


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
""A decisão é minha, o País é de todos!""
2018-02-19
Lara Martinho Lara Martinho
"Viva o Carnaval!"
2018-02-10
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Tenho uma carta escrita..."
2018-02-14
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Tenho uma carta escrita..."
2018-02-09
José Contente José Contente
"O 10 Pitagórico"
2018-02-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"O PS foi afastado da comissão de inquérito"
2018-02-07
José Contente José Contente
"A SATA no desenvolvimento dos Açores"
2018-02-05
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Hoje há transparência. No passado houve o vazio."

Sónia Nicolau
2018-01-31

 

Não sendo o passado justificativo, ele dá bem nota das significativas alterações na relação governo - cidadão e governo – partidos políticos nos Açores. A transparência e a prestação de informação que hoje existe , em tempos ocupava-se com o vazio.
Os que hoje se assumem como paladinos da transparência ou da prestação da informação, foram em tempos muitos daqueles, direta ou indiretamente, que negaram essa mesma transparência e prestação da informação para com os Açorianos.
A governação pública antes de 1996 é de muitos recordada: sem concursos públicos para a função pública; inexistência de publicitação de relatórios; nomeações para as empresas regionais sem uma palavra por parte da Assembleia Legislativa Regional e com tantas outras difíceis formas de obtenção de informação e onde a transparência e prestação de informação eram palavras(e ações) non gratae – os diários das sessões na Assembleia Legislativa dão bem nota do vazio da transparência e da prestação da informação.
Transparência e prestação de informação: mais de 90% dos requerimentos ao Governo Regional estão respondidos ; os indigitados a presidentes dos conselhos de administração são ouvidos em sede da Assembleia Legislativa Regional; os relatórios estatísticos nas áreas do emprego, saúde, educação, solidariedade social estão disponíveis, assim como os relatórios sobre a aquisição de publicidade por parte de entidades públicas; o serviço de estatística apresenta mais informação; há acessibilidade ao Jornal Oficial e os relatórios de auditorias aos serviços públicos serão enviados à Assembleia Legislativa Regional – por iniciativa do Governo Regional.
Pode-se, no desígnio de uma sociedade progressista querer mais. Legítimo. Mas o que não é legítimo é o de referir, tantas vezes para que se acredite, que não há transparência e disponibilização de informação.
Numa relação de transparência e do prestar contas o Governo Socialista deve continuar a inovar procedimentos e continuar a estar sempre disponível para a prestação de informação, configurando aquela que é a sua marca e que mudou a região a partir de 1996: transparência na governação.
Nestes últimos 21 anos os Açorianos sabem avaliar a transformação civilizacional que assolou os Açores no que à transparência e prestação de informação públicas diz respeito.
O conceito de transparência e dever de informação é recente na sociedade açoriana, porque onde hoje há transparência e prestação de informação, no passado existia o vazio. Hoje aqueles que exigem, e bem, a transparência e prestação de informação, sabem o sabor das mesmas e, curiosamente, “devem-no” a um Governo Socialista.

 

Mais Artigos

Lara Martinho "A decisão é minha, o País é de todos!"



Lara Martinho Viva o Carnaval!



Dionísio Faria e Maia Tenho uma carta escrita...



Dionísio Faria e Maia Tenho uma carta escrita...



José Contente O 10 Pitagórico



Sónia Nicolau O PS foi afastado da comissão de inquérito



José Contente A SATA no desenvolvimento dos Açores



Lara Martinho Ainda a problemática dos CTT...



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados