Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Propostas do PS para os Açores"

Lara Martinho
2017-11-26

 

Este Orçamento de Estado (OE) é já considerado o melhor orçamento para os Açores, pelo menos, dos últimos 14 anos, tendo sido ainda aperfeiçoado com as propostas apresentadas pelo PS.

1 - AUXÍLIO À PRAIA DA VITÓRIA - com a aprovação por unanimidade da proposta do PSgarantimos que é concedido o devido auxílio ao Município da Praia da Vitória para assegurar o abastecimento de água com qualidade em todo o concelho. Com este novo artigo do OE é assegurado,por um lado, o apoio para a concretização do reforço do abastecimento de água ao concelho da Praia da Vitória e, por outro, o apoio às despesas de controlo e monitorização da qualidade da água no Concelho, inerentes ao processo de descontaminação dos aquíferos e solos.Ressalvo, no entanto, que este esforço apesar de ser mais um importante passo de apoio à ilha Terceira, em nada invalida a necessidade urgente de se assegurar uma descontaminação ambiental célere e efetiva por parte dos EUA.

2 - PREIT - o PS apresentou uma proposta para assegurar que o Governo da República prossegue a execução do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), nos termos acordados entre os dois Governos. Recordemos, no entanto, como surgiu o PREIT, estávamos em janeiro de 2015 e os EUA anunciavam a redução dos seus efetivos na ilha Terceira, perante esta decisão o Governo dos Açores elaborou e apresentou este documento que detalhava os impactos na ilha e as medidas que seriam necessárias para a revitalização da economia da Terceira, com um destaque para a necessária descontaminação ambiental. O PREIT foi imediatamente entregue ao anterior Governo PSD / CDS, mas infelizmente não foi aceite como documento orientador, por isso é com satisfação que assistimos à atual mudança de posição por parte do PSD.
O Governo PS em poucos meses após a tomada de posse assinou a "Declaração Conjunta", assumindo o PREIT como documento orientador e avançou com a concretização de um conjunto de compromissos que têm tido um importante impacto na economia da ilha, como sejam: o processo de certificação da Base das Lajes como aeroporto para uso civil, a vinda da Ryanair, a instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara, o apoio ao desenvolvimento do Porto da Praia da Vitória quer no âmbito das rotas transatlânticas quer como entreposto de LNG e o desenvolvimento de projetos estratégicos como o Centro de Segurança Atlântica. Esta proposta do PS garante que a República continua a desenvolver os vários projetos que estão a permitir a dinamização da economia,bem como assegure uma total descontaminação da ilha Terceira, a nossa principal prioridade.

3-PRODUTORES DE LEITE - a produção de leite tem atravessado um período de crise prolongado. Desde o primeiro momento, este Governo tem estado atento e preocupado com a situação dos agricultores. Portugal foi o Estado-membro que, desde 2016, colocou em prática o maior número de medidas de apoio aos produtores de leite, como: a criação do gabinete de crise, a criação de linhas de crédito, o novo regime de rotulagem e comercialização obrigatória do leite e derivados, ou o reforço dos apoios no âmbito do PDR 2020. Na sequência das medidas adotadas o preço do leite tem conhecido, nos últimos meses, aumentos progressivos e sustentados, embora que ainda tímidos. Ciente das dificuldades que este sector ainda atravessa, o PS apresentou uma proposta para a redução em 35% das contribuições para a segurança social dos produtores de leite.Apesar de ter sido o único partido com uma proposta desta natureza,temos esperançaque a mesma receba os votos favoráveis dos vários partidos.


4 - IMPOSTO DO SAL -com o anúncio da criação de um novo imposto sobre produtos com elevador teor de sal, apresentámos uma proposta para que as receitas deste imposto, arrecadadas nos Açores, revertessem para a região. No entanto, após a discussão na especialidade, não se perspetiva que este imposto seja aprovado.

Por fim, só resta referir que este Orçamento nunca foi omisso para os Açores, aliás, logo à partida assegurava um conjunto de medidas para a região, como: a instalação dos radares meteorológicos, a instalação doAirCenter e do Observatório do Atlântico, a construção do Estabelecimento Prisional de São Miguel, das casas de acolhimento e autonomia juvenil, ou a reabilitação da Cadeia de Apoio da Horta, sem esquecer a comparticipação do pagamento das obrigações de serviço público de transporte aéreo interilhas, que está consagrada, pela primeira vez, nesta proposta de Orçamento.
Com a aprovação das nossas propostas este Orçamento do Estado foi aperfeiçoado, segue-se na segunda-feira a votação final global.

 

Mais Artigos

José Contente Prole trumpista



Mónica Rocha Preparar o futuro hoje



Sónia Nicolau Mente mais do que fala



Lara Martinho Por nós as pessoas



José Contente Melan(cólicas)



Sónia Nicolau Notas Parlamentares



André Bradford Pelos Açores, com os Açorianos



Lara Martinho O QUE MUDOU DESDE 2015



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados