Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Trabalhadores da COFACO “estarão sempre na primeira linha de defesa do PS”


Vasco Cordeiro anuncia que casas vagas nas Lajes estão disponíveis para projetos que dinamizem economia da Terceira


Ministro garante ao PS que não há abandono das Lajes


Para Serrão Santos "regionalização das medidas técnicas da pesca é passo importante".


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"2018 - A oportunidade de cada um se realizar"
2018-01-13
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Sensibilização em vez de imposição"
2018-01-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Política Externa Portuguesa"
2018-01-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Greve. A palavra de arranque de 2018"
2018-01-03
Lara Martinho Lara Martinho
"Adeus 2017, Bem-Vindo 2018"
2017-12-27
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um ensaio para todos os anos"
2017-12-27
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Sentidos Únicos"
2017-12-22
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Um xadrez político por resolver"

Sónia Nicolau
2017-10-03

 

O ato eleitoral de domingo passado deixa muita coisa por resolver nos próximos dias. Decidiram-se presidências(câmara e junta) e a decisão de voto coletivo do povo poderá resultar num xadrez diferente – Assembleia Municipal de Ponta Delgada e a Associação de Municípios de São Miguel(AMISM)
O PS/Açores venceu as autárquicas 2017. É o líder natural da Associação de Municípios da Região Açores. É o líder nas Assembleia Municipais. É o líder nas Assembleias de Freguesia. Estas lideranças têm por base menos votos do que em 2013 - a que importam reflexão para uma melhor regeneração do PS na sociedade - que se distribuíram por outras forças partidárias existentes e estreantes e os movimentos de cidadãos.
Neste quadro político açoriano distingue-se São Miguel que se apresenta como uma peça de jogo que exige assunção do risco , habilidade e determinação política.
Em São Miguel o PS lidera 3 autarquias, o mesmo número que o PSD. Nos últimos anos a liderança da AMISM tem sido da responsabilidade do PS , que possuía o maior número de câmaras na ilha. Dentro de dias, o cenário alterar-se-á. Os estatutos da AMISM referem a eleição do Conselho de Administração, por quatros anos e por escrutínio secreto, em lista apresentada em Assembleia Intermunicipal de entre os seus membros. É legítimo e expectável que o risco político desta liderança seja assumido em proposta de lista apresentada pelo PSD – o partido com mais votos em São Miguel nas câmaras municipais e assembleias municipais. Ponta Delgada foi o município da ilha onde a expressão de votos no PSD foi maior, logicamente por consequência do maior número de eleitores inscritos, representando mais de 27% do que o somatório da votação de Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação.
Na Assembleia Municipal de Ponta Delgada(AM) composta por 27 deputados municipais(dm), tendo o PSD eleito 14 dm; o PS 12 dm e o BE 1 dm. O PS é vitorioso em 14 juntas; o PSD em 9. Os presidentes de junta têm assento neste órgão, juntando-se o Movimento Santa Clara Vida Nova. A AM é o órgão deliberativo representativo do poder local(juntas de freguesias e dm). Os votantes que garantiram as 14 juntas para o PS foram de 14141, as 9 juntas do PSD resultaram de 12086 votantes e Santa Clara Vida Nova com 891 votantes. Em suma, nas sessões da AM, o PS garante 26 votos, o PSD 23 votos, o BE 1 voto e Santa Clara Vida Nova 1 voto. O PS tem maior poder de votação. O PS tem maior representatividade do concelho ao nível da Assembleia Municipal. O PS tem maior implantação ao nível de freguesias que o PSD. O PS tem responsabilidades políticas na Assembleia Municipal, como nunca as teve.
E se se quiser baralhar ainda mais, sendo a Assembleia Municipal um órgão que delibera matéria que influencia nas opções de gestão da AMISM, esta diferença de posições ideológicas e de visão para Ponta Delgada terão que ser geridas ao milímetro.
Há um xadrez político que é tudo menos de fácil movimentação e assume-se como um desafio à capacidade de liderança e de assunção de risco para garantir uma melhor qualidade de vida dos cidadãos de São Miguel.

 

Mais Artigos

Lara Martinho 2018 - A oportunidade de cada um se realizar



Sónia Nicolau Sensibilização em vez de imposição



Lara Martinho Política Externa Portuguesa



Sónia Nicolau Greve. A palavra de arranque de 2018



Lara Martinho Adeus 2017, Bem-Vindo 2018



Sónia Nicolau Um ensaio para todos os anos



Dionísio Faria e Maia Sentidos Únicos



Ricardo Serrão Santos O ano em que nos despedimos dos Mários



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados