Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Trabalhadores da COFACO “estarão sempre na primeira linha de defesa do PS”


Vasco Cordeiro anuncia que casas vagas nas Lajes estão disponíveis para projetos que dinamizem economia da Terceira


Ministro garante ao PS que não há abandono das Lajes


Para Serrão Santos "regionalização das medidas técnicas da pesca é passo importante".


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"2018 - A oportunidade de cada um se realizar"
2018-01-13
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Sensibilização em vez de imposição"
2018-01-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Política Externa Portuguesa"
2018-01-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Greve. A palavra de arranque de 2018"
2018-01-03
Lara Martinho Lara Martinho
"Adeus 2017, Bem-Vindo 2018"
2017-12-27
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um ensaio para todos os anos"
2017-12-27
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Sentidos Únicos"
2017-12-22
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"“Lucro ético”"

Sónia Nicolau
2017-06-14

 

Após ler a notícia no Correio dos Açores intitulada “Turistas deixam como sugestão que os restaurantes dos Açores devem melhorar a comida que confeccionam” e os dados publicados pelo Serviço de Estatística dos Açores (SREA) relativos ao turismo - Indicador Avançado de Turismo, Açores - veio-me à memória uma frase, ouvida há semanas, por uma empresária na área do turismo rural e intervenção paisagística: “ valorizar o lucro ético”.
Desde então não voltei a refletir sobre esta frase. A reboque da notícia do Correio dos Açores e dos dados da SREA publicados no dia 12 de junho, referem que em abril de 2017 o número de dormidas será de 157 mil visitantes. Um aumento de 31% em termos homólogos. Eis que o “lucro ético e a loja da honestidade” – esta última ficará para outra oportunidade, voltaram.
Recentrando, não haja dúvidas que o crescimento económico é fruto do investimento privado, do esforço dos empresários e dos seus trabalhadores. E nos Açores o número de empresas criadas e os resultados das já existentes têm sido de registar.
De forma sucinta a notícia do Correio dos Açores, assinada pelo jornalista João paz, a partir dos dados do Observatório de Turismo, baseado num inquérito feito em 2016, é de que a opinião dos turistas, em maior número é a necessidade de “melhorar a qualidade comida” a que junto o atendimento. A generalização não me agrada. Mas na esmagadora maioria dos locais a atenção e a cortesia no atendimento estão a um nível lastimoso. Certamente muito à conta de um maior número de turistas. Do cansaço dos trabalhadores.
Podendo concordar com as justificações naturais de um destino que de um dia para o outro se viu abraços com um aumento da população flutuante. Já passaram dois anos e o futuro manterá os Açores como destino preferencial, pela sua excelência ambiental, segurança e diversidade, porém assiste-se e é notório que os restaurantes mantêm os mesmos funcionários no atendimento e na cozinha em turnos seguidos.
Como é que estes dados e situações se ligam com a frase que durante semanas esteve em mim adormecida? A tal do “lucro ético”? Não é humanamente possível com o mesmo número de funcionários no atendimento, o mesmo número de funcionários na cozinha, turnos sobrecarregados, manter a marca da cortesia humana que marca os Açorianos.
Sou sensível às dificuldades do passado na restauração e na hotelaria. Mas olhando para os últimos dois anos é tempo de mudar. Mudar mentalidades.
Se a qualidade da “confecção da comida”, que depende exclusivamente dos privados, é por excelência um meio de exportação dos produtos dos Açores, então façamo-lo bem. Porque não começar pelo “lucro ético.

 

Mais Artigos

Lara Martinho 2018 - A oportunidade de cada um se realizar



Sónia Nicolau Sensibilização em vez de imposição



Lara Martinho Política Externa Portuguesa



Sónia Nicolau Greve. A palavra de arranque de 2018



Lara Martinho Adeus 2017, Bem-Vindo 2018



Sónia Nicolau Um ensaio para todos os anos



Dionísio Faria e Maia Sentidos Únicos



Ricardo Serrão Santos O ano em que nos despedimos dos Mários



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados