Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro defende postura de “inconformismo e exigência” para fortalecer cada vez mais a Agricultura açoriana


Vasco Cordeiro recebeu Presidentes dos Parlamentos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde


Vasco Cordeiro defende aperfeiçoamentos para aproveitar todo o potencial do modelo de acessibilidades aéreas


André Bradford convida Câmara do Comércio e sindicatos a desenvolver parceria contra a precariedade laboral


Artigos de Opinião

Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Mais e melhor"
2018-06-18
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Mar dos Açores em destaque no Parlamento Europeu"
2018-06-18
Lara Martinho Lara Martinho
"SIMPLEX +"
2018-06-12
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"De Lá para Cá. Tele usos"
2018-06-12
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Anunciar mudanças e executá-las"
2018-06-07
José Contente José Contente
"(RE)VISÃO 6…"
2018-06-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"As gorjetas não pagam renda"
2018-06-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Dionísio Faria e Maia

Opinião

"Mais e melhor"

Dionísio Faria e Maia
2018-06-18

 

Parte dos trabalhos desta sessão legislativa de junho, debruçaram-se sobre um pedido de debate urgente proposto, pelo grupo parlamentar do PSD com a finalidade de se debater a execução do plano regional anual de 2017.
Esta urgência em debater um orçamento aprovado em 2016 e já executado, foi contestada na sua essência, embora regimentalmente aceite. Assim se fez e assim se discutiu, explicando os proponentes a urgência justificada pela necessidade de análise retrospetiva com efeitos corretivos no desempenho da execução orçamental.
Ficou demonstrado que o Governo Regional apresenta e assume sem subterfúgios os resultados da sua execução orçamental.
Numa ronda a todas as áreas de aplicação das verbas propostas, a saúde vem sempre como primeira arma de arremesso. Enunciam-se propositadamente pequenos problemas, escamoteando-se as grandes conquistas.
Em saúde existem essencialmente duas vertentes que pendem nas dotações orçamentais; o consumo que está e deve estar diretamente relacionado com a produção em saúde e o financiamento associado à sua modernização tecnológica, condição essencial na evolução do sistema.
A evolução na produção e nos cuidados de saúde prestados tendo em consideração os períodos que estão afetos ao investimento, à pressão existente sobre estes serviços e à sua capacidade de resposta, condiciona outras variáveis de financiamento ou de alocação de recursos para as quais, a oposição, nada disse ou propôs.
Quando num dos nossos hospitais, em 10 anos o movimento cirúrgico cresce 51%, as consultas de especialidade crescem 79%, em 5 anos a Cirurgia de Ambulatório cresce 81%, o atendimento na Urgência sobe aos 115000atendimentos/ano e foram criadas uma Unidade de Cuidados Intermédios, uma Unidade de Intervenção Cardiovascular, um Hospital de dia Polivalente, uma Urgência Pediátrica, uma Unidade de Tratamento Hiperbárico, uma Farmácia de venda ao público, a integração do SIV(Suporte Imediato de Vida) na rede do Serviço de Urgência, uma Unidade de Cuidados Paliativos, um novo TAC de 64 cortes e novo Angiógrafo, para além de outras introduções em equipamentos de terapêutica, como as bombas de insulina a Diálise Peritoneal, a Unidade de Citostáticos e tecnologia de informatização clínica; e quando temos um Hospital novo físico e tecnologicamente adequado na Terceira e se iniciaram obras de remodelação e ampliação no Hospital da Horta, uma nova USISM (Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel), em funcionamento e beneficiação em curso noutros Centros de Saúde Ilha;não será certamente na saúde que devemos discutir execução dos planos.
Quando quiserem discutir a saúde, façam-no na proposição da adequação do custo ao benefício, da racionalização, da política de recursos humanos e do seu financiamento, porque este plano e orçamento para a saúde não foi difícil executá-lo. Queremos é mais e melhor.

 

Mais Artigos

Dionísio Faria e Maia Mais e melhor



Ricardo Serrão Santos Mar dos Açores em destaque no Parlamento Europeu



Lara Martinho SIMPLEX +



Dionísio Faria e Maia De Lá para Cá. Tele usos



Sónia Nicolau Anunciar mudanças e executá-las



José Contente (RE)VISÃO 6…



Sónia Nicolau As gorjetas não pagam renda



José Contente (Part)Ilha



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados