www.psacores.org


Governo dos Açores assegura financiamento de 335 mil euros para construção de Centro de Alojamento Temporário na Horta

A Secretária Regional da Solidariedade Social assegurou hoje um apoio do Governo dos Açores de 335 mil euros para o Centro de Alojamento Temporário da Santa Casa da Misericórdia da Horta, que visa ser uma resposta para pessoas adultas em situação de carência e terá capacidade para 16 utentes.


Andreia Cardoso presidiu, no âmbito da visita do Governo dos Açores ao Faial, à apresentação do projeto para a criação de um Centro de Alojamento Temporário, que visa a alteração de um edifício na freguesia das Angústias para acolher esta valência.


“Este centro pretende assegurar que ninguém tenha que permanecer na rua por mais de 24 horas, dando, assim, resposta às necessidades básicas de alojamento, higiene pessoal, alimentação, tratamento de roupas e acompanhamento psicossocial”, disse a governante.


Os centros de alojamento temporário constituem uma resposta social desenvolvida em equipamento, que visa o acolhimento, por um período de tempo limitado, de pessoas adultas em situação de carência, tendo em vista o encaminhamento para uma resposta social mais adequada, contando normalmente com algumas camas destinadas a situações de emergência social.


A Secretária Regional adiantou que o acompanhamento psicossocial será realizado por uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos de serviço social e psicólogos, entre outros, que elabora um projeto alternativo tendo como objetivo a reinserção sócio-profissional das pessoas sem-abrigo.


A obra para adaptação do espaço em Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia contará com um apoio de cerca de 335 mil euros e tem um prazo de execução previsto de 10 meses após a data da adjudicação.


GaCS/AIC

2020-07-31 10:48:20 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG