www.psacores.org


Desemprego volta a baixar nos Açores e regista a segunda maior descida do país

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativos a janeiro, que colocam os Açores como a segunda região do país em que o desemprego mais desceu, face ao período homólogo.


“Segundo o IEFP, o desemprego nos Açores registou uma diminuição de 9,3% em janeiro, relativamente ao mesmo mês de 2019, significando que os Açores registam a segunda maior descida do país, imediatamente a seguir à região norte”, salientou Paula Andrade.


A Diretora Regional acrescentou que, em relação a dezembro de 2019, os Açores são a única região do país em que se verifica "uma descida no desemprego”.


Para Paula Andrade, que falava no final de uma visita ao empreendimento de Turismo no Espaço Rural 'Sensi Azores Nature & SPA', recentemente inaugurado, os dados publicados pelo IEFP indicam que, em janeiro, “há 6.973 desempregados, ou seja, menos 712 Açorianos à procura de primeiro ou novo emprego", refletindo, assim, a "integração contínua e sustentada de Açorianos no mercado laboral”.


“Estes dados são reveladores do esforço que o Governo dos Açores tem desenvolvido no sentido de intensificar, também, a integração no mercado de trabalho de Açorianos que frequentaram medidas ocupacionais”, afirmou.


Relativamente ao desemprego de longa duração, assistiu-se a uma redução significativa de 18,4% em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.


No mesmo sentido, seguiu o número de desempregados com menos de 25 anos de idade, o que se traduz numa diminuição de 13,3% no espaço de apenas um ano.


Quanto ao rácio de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada, este indicador atingiu os 88,2% em janeiro.


"Estes resultados, em linha com os dados que têm vindo a ser conhecidos através do Instituto Nacional de Estatística (INE), evidenciam o dinamismo do mercado de trabalho e a execução das políticas ativas de emprego, demonstrando a eficácia dessas medidas que o Governo dos Açores implementou", frisou Paula Andrade.

2020-02-27 16:38:42 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG