www.psacores.org


Fim de taxas moderadoras e mais médicos de família garantem melhores cuidados de saúde aos Açorianos

“O fim das taxas moderadoras para as situações não urgentes nos cuidados de saúde primários, a cobertura integral de médicos de família para os inscritos e o prolongamento do horário das consultas nos centros de saúde, vão garantir melhores cuidados de saúde para os Açorianos e uma maior eficiência do Serviço Regional de Saúde”, adiantou Carlos Silva, no fim da reunião que os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores tiveram no Centro de Saúde da Ribeira Grande, esta quinta-feira.


Sobre o fim dessas taxas moderadoras, uma medida do Partido Socialista que foi aprovada no Plenário de dezembro, Carlos Silva adiantou que nos Açores se foi “mais longe e mais rápido” uma vez que na Região o fim das taxas nos cuidados de saúdes primários vai ser “aplicado de imediato e não de forma faseada como acontece no continente, o que atesta, uma vez mais, a importância que atribuímos à saúde nos Açores e a resposta que queremos dar aos desafios existentes”.


Sobre a cobertura integral de médicos de família para os utentes inscritos, também é uma resposta que vai trazer benefícios para os Açorianos, “o número de médicos de família em formação permite cumprir a meta”, adiantou o parlamentar. “O projeto que está a ser desenvolvido no centro de saúde, que prolonga o horário das consultas até às 20 horas, e que vai agora está a ser implementado noutras unidades de saúde”, também mereceu destaque do Parlamentar.


Carlos Silva insistiu ainda na importância de os utentes recorrerem, em primeiro lugar, à linha de saúde Açores e aos cuidados de saúde primários para terem uma resposta mais rápida e um correto encaminhamento para resolverem os seus problemas de saúde. Além disso, o tempo de espera nas urgências dos centros de saúde é sempre inferior, em média, ao verificado nos hospitais.

2020-01-09 10:02:11 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG