www.psacores.org


Plano e Orçamento 2020 consolida património da JS/A no âmbito de políticas de juventude

“O Plano e Orçamento para 2020 é revestido de medidas concretas ao serviço da juventude açoriana e consolida o património inquestionável da JS/Açores no âmbito de medidas e políticas direcionadas para os mais jovens”, sublinhou esta segunda-feira o Presidente da JS/Açores.


Para Vílson Ponte Gomes, o reforço muito significativo da remuneração dos jovens estagiários, no âmbito dos programas de transição para o mercado de trabalho - Estagiar L e T - é um dos exemplos da atuação focada nas pessoas e, neste caso, os jovens, refletindo-se “num novo impulso à valorização do trabalho de uma geração que é a mais qualificada e bem preparada de sempre na Região”.


Já ao nível da habitação, o líder da juventude socialista destaca o prolongamento do prazo do programa de acesso à habitação e de promoção do arrendamento – Famílias com Futuro –, representando um impacto direto na melhoria da vida de centenas de jovens e no combate às carências de habitação.


“Este é um Plano virado para o futuro, com metas pertinentes e lúcidas e que pretende ainda atuar junto de um dos pilares básicos do desenvolvimento da Região: a Educação”, afirmou Vílson Ponte Gomes, registando, nesse sentido, “o forte investimento nas infraestruturas do parque escolar; o investimento no ensino das novas tecnologias e o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares no 1º e 2º anos”.


“Destaco ainda a criação de um conjunto de medidas na ação contra as alterações climáticas, por via da salvaguarda do património natural; a aposta na mobilidade elétrica, complementada pela majoração para a aquisição de veículos elétricos; e a introdução do passe “Sub23” para todos os estudantes matriculados no ensino superior, sendo esta uma medida que incentiva o uso do transporte coletivo e reduz os encargos para as famílias. Estas são medidas que se traduzem em passos decisivos na descarbonização da nossa sociedade”, sublinhou o líder da JS/A.


A finalizar, destaca ainda a continuidade e o reforço da dotação atual do Orçamento Participativo dos Açores, dando desta forma resposta à grande adesão que se tem vindo a registar por parte dos cidadãos.


“Este reforço orçamental garante que mais jovens açorianos tenham a oportunidade de participar e envolver-se na reflexão, no debate e na decisão das prioridades de investimento para a nossa terra, estabelecendo-se como mais um meio de ação dinâmico na definição de políticas que promovam a valorização e a participação ativa da juventude”, afirmou Vílson Ponte Gomes.

2020-01-06 14:40:28 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG