www.psacores.org


Líder Parlamentar do PS/Açores destaca execução dos compromissos assumidos na ilha do Pico

“O propósito desta visita do Grupo Parlamentar é o de assinalar o cumprimento de mais um compromisso político do Partido Socialista para com a população da ilha do Pico, e em particular para com a população de São Roque”, afirmou Francisco César, esta terça-feira, na sequência das visitas realizadas no âmbito do Plano e Orçamento para 2020.


O presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores realça a complexidade da obra prevista para o concelho de São Roque do Pico: “Nós sabíamos que a intervenção no Porto de São Roque, e neste caso em particular do terminal de passageiros, era uma intervenção muito complicada. O Governo dos Açores, através da Portos dos Açores, procurou encontrar uma solução eficaz e completa, que fosse possível realizar em breve”.


“É com satisfação que verificamos que o concurso para a construção desse terminal de passageiros, será lançado até ao final do ano e, também, assinalamos que no Plano de Investimentos para o próximo ano, estão contemplados cerca de 4 Milhões de Euros para intervenção no terminal de passageiros como em todo o Porto de São Roque”, acrescentou.


Para Francisco César “a população do Pico, e em particular a de São Roque, fica a dispor de um Terminal Marítimo de Passageiros com uma enorme qualidade, com conforto e segurança, como aliás já aconteceu com o Terminal de Passageiros das Velas, com o Terminal Marítimo de passageiros da Madalena e com o Terminal Marítimo de passageiros da Horta”.


“Completa-se assim um ciclo, um ciclo que nós nos propusemos para dar condições à população do Triângulo que utiliza a carreira regular de passageiros marítimos - e é cerca de mais de um milhão de passageiros, por ano, que faz uso dessas ligações do Pico, da Horta e para São Jorge”, sublinhou o líder da bancada socialista, depois da visita realizada ao Porto Comercial de São Roque do Pico.


Francisco César adiantou ainda que, tal como foi confirmado pela Portos dos Açores, “está em curso um projeto para ampliação do Porto de São Roque, para garantir a utilização e a operação em simultâneo de dois navios, de passageiros e de mercadorias, da carreira regular. Uma intervenção que nós sabemos que é difícil e que terá início após a elaboração do projeto e o lançamento do respetivo concurso”.


Durante a visita, em que esteve acompanhado pelos deputados do PS eleitos pelo Pico e por São Jorge, Francisco César assinalou outro compromisso assumido pelo Partido Socialista: “O compromisso de realizar um estudo de reordenamento da bacia do Porto de São Roque, para aferir a viabilidade da construção de um núcleo de recreio náutico, o que é uma reivindicação já muito antiga da população da ilha”.


“O PS e o Grupo Parlamentar verificam que a palavra que foi dada está a ser honrada e que, aqueles que foram os compromissos assumidos no âmbito do manifesto eleitoral, portanto o compromisso que assinamos com as populações, está a ser cumprido, dentro daquelas que são as nossas possibilidades”.

2019-11-05 16:37:53 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG