www.psacores.org


Presidente do Governo visita Clube Vasco da Gama e garante apoio para o ensino da língua portuguesa na Bermuda

O Presidente do Governo visitou, esta segunda-feira, o Clube Vasco da Gama, na Bermuda, onde deixou a garantia de continuar a parceria que tem permitido o ensino da língua portuguesa junto das gerações mais novas neste território.


“Estamos fortemente empenhados em trabalhar com o Clube Vasco da Gama, através da sua Escola Portuguesa, na perpetuação do conhecimento sobre a nossa língua e a nossa cultura junto das gerações mais jovens”, assegurou Vasco Cordeiro, no final do terceiro dia da visita oficial que está a realizar à Bermuda, a convite do Premier Edward David Burt.


Segundo disse, esta parceria, além de ter um impacto direto na aprendizagem dos alunos que frequentam a Escola Portuguesa, permite “encarar com confiança o futuro do Clube Vasco da Gama, certo que este permanecerá um porto seguro para a comunidade portuguesa na Bermuda, a sua afirmação no contexto desta sociedade, mas também a preservação das nossas tradições e cultura”.


Na sua intervenção, o Presidente do Governo considerou ainda que o Clube Vasco da Gama é uma instituição que tem sido “verdadeiramente central” no contexto da comunidade portuguesa na Bermuda, desde logo, pela sua longevidade, mas, sobretudo, pela “perseverança da ação que tem empreendido, desde a sua fundação, na salvaguarda dos valores, da cultura, das tradições e, muito em particular, da nossa língua junto das gerações mais novas de luso-descendentes”.


“O Clube Vasco da Gama tem ido, por mais de uma vez ao longo da sua história, muito mais além do que local de mero convívio e de confraternização entre portugueses neste território”, recordou o Presidente do Governo, para quem as “funções de representação do Estado são fundamentais para a defesa e salvaguarda dos nossos interesses enquanto país e enquanto Povo”.


“Mesmo nestas circunstâncias, é importante reconhecer que há sempre espaço para fazer mais e melhor na defesa das nossas comunidades e na provisão dos instrumentos que garantam a proximidade e o conhecimento detalhado da realidade de cada uma delas, das suas necessidades nas mais diferentes latitudes”, afirmou Vasco Cordeiro.


Deixou ainda a garantia de que o Governo dos Açores está “pronto, disponível e interessado para continuar, de forma empenhada e ativa, a trabalhar para o reforço daquela é a consciência por parte, desde logo, dos governos das comunidades de acolhimento da importância e do papel que as comunidades açorianas aí desempenham”.


Esta é a primeira deslocação oficial de Vasco Cordeiro à Bermuda, que foi destino da emigração açoriana desde meados do século XIX.


Estima-se que cerca de 20 a 25 por cento da população das Bermuda seja descendente de portugueses, dos quais 90 por cento de origem açoriana.


Hoje, último dia desta visita oficial, o Presidente do Governo encontra-se com o Premier da Bermuda, visitando, de seguida, a Portuguese Rock, localizada na Reserva Natural Spittal Pond.


GaCS/PC

2019-11-05 09:43:08 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG