www.psacores.org


Agência Internacional Fitch certifica sustentabilidade e rigor das finanças públicas regionais

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores encara com otimismo e satisfação a classificação de ‘rating’ da Agência Financeira Internacional Fitch, que torna os Açores mais atrativos ao investimento externo e avalia a dívida regional como sustentável e diversificada.


Esta classificação de ‘rating’, além de confirmar o rigor da gestão pública do Governo Regional dos Açores, suportado pelo Partido Socialista, vem facilitar o acesso aos mercados e permite reduzir o volume de encargos financeiros da Região, libertando recursos para investir na economia regional.


Em outubro de 2018, a Agência Internacional Moody’s subiu o ‘rating’ dos Açores. Apenas alguns meses depois, temos mais uma entidade externa e certificada que atesta a credibilidade das contas públicas regionais e valida os dados divulgados pelo Governo Regional, quer ao nível do crescimento económico, quer ao nível da sustentabilidade da dívida.


No entanto, perante uma excelente notícia para os Açores, vieram logo os habituais ‘velhos do restelo’ desvalorizar a informação, criticando as receitas geradas nos Açores, ao invés de valorizar a importante redução dos custos de financiamento da Região.


Infelizmente não nos surpreende, pois os que agora criticam as receitas geradas nos Açores dizendo que são baixas, são os mesmos que exigem a redução dos impostos sobre os lucros das empresas, ao mesmo tempo que exigem maior investimento público.

2019-07-04 18:03:39 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG