www.psacores.org


Aprovação do Plano e Orçamento 2019 é resultado de trabalho político e abertura ao diálogo de partidos políticos

“Para o PS/Açores, este é um momento político com grande significado para os Açores e para os Açorianos”, afirmou Isabel Rodrigues, em conferência de imprensa do PS/Açores, realizada esta quinta-feira, em Ponta Delgada.

A porta-voz do Partido Socialista dos Açores falava sobre a recente aprovação no parlamento açoriano do Plano Anual e do Orçamento para 2019 da Região. A socialista salientou o trabalho político de diálogo e abertura ao compromisso, com os parceiros sociais e com todas as forças políticas que “se disponibilizaram e manifestaram a mesma abertura ao diálogo e a mesma vontade de trabalhar, em conjunto, com o objetivo de melhorar as soluções propostas para a sociedade açoriana, em sede de plano e de orçamento”.


“A verdade é que o Plano e o Orçamento para 2019 mereceram a aprovação de 61% dos deputados da Assembleia Legislativa dos Açores”, sublinhou a socialista realçando o facto de os documentos terem sido aprovados por metade das forças políticas representadas no Parlamento.


A porta-voz dos socialistas lamentou o “azedume” e o “pessimismo” do maior partido da oposição que “não consegue admitir que este Plano e Orçamento para o próximo ano, apresenta soluções e dá respostas aos desafios com que estamos confrontados, nos mais diversos domínios, com a noção exata do sentido e das necessidades existentes em cada uma das nossas nove ilhas, sem dispensar a necessária visão de conjunto fundamental à coesão regional”, considerou.


“Hoje, decorrida metade da legislatura, a generalidade dos indicadores disponíveis evidencia que os Açores estão a realizar um percurso positivo de recuperação e consolidação económica”, evidenciou dando como exemplo os dados mais recentes do INE, nos quais se registou um crescimento da economia açoriana, em 2015 e 2016, superior à média nacional.


“Em relação a 2017, a verdade, mais uma vez comprovável e verificável pelos números, é que, pela primeira vez, o Produto Interno Bruto dos Açores ultrapassou os 4 mil milhões de euros, o maior valor de sempre registado na história da nossa Autonomia”, disse.


Isabel Rodrigues destacou estes bons indicadores afirmando, porém, que estes não podem servir para dizer que está tudo bem, “mas também não podem nem devem ser minimizados nem desvalorizados”.


“Os Açores são uma referência de boa gestão das finanças públicas e, sobretudo, oferecem garantias e um horizonte de confiança indispensável para a captação de investimento e para a criação de riqueza e de emprego”, considerou a socialista explicando, por isso, que o Plano e Orçamento para 20019 representa “um compromisso político com os Açorianos”.


Isabel Rodrigues acredita que estes documentos dão continuidade a um investimento “muito significativo”, na ordem dos 160 milhões de euros, que os “Governos do PS/Açores têm vindo, desde 2012, a realizar na indispensável modernização do parque escolar da Região”, destacando ainda o anúncio feito pelo Presidente do Governo, relativo à abertura de um processo negocial regional com as estruturas representativas dos professores: “Uma medida justa e que cumpre com o compromisso assumido, desde a primeira hora, sobre esta matéria”.


No final da conferência de imprensa, Isabel Rodrigues congratulou-se, em nome do PS/Açores, pelo início, esta semana, da operação privada de transporte aéreo de carga entre a Região e o continente. “Uma operação que, por um lado, revela o aumento da atratividade dos Açores, em termos de iniciativa privada e, por outro, vem dar resposta a uma necessidade sentida na Região”, concluiu.

2018-12-06 14:22:10 PS AÇORES - WWW.PSACORES.ORG