Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Retoma da atividade do Serviço Regional de Saúde está no “bom caminho”, afirma Presidente do Governo


Obra de quatro milhões de euros no Museu Carlos Machado vai proporcionar melhores condições aos visitantes, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro inaugura projeto-piloto que aposta em novas tecnologias de mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro recebe contributos da JS para futuras políticas da educação, emprego, habitação e sustentabilidade


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mar dos Açores"
2020-08-01
José Contente José Contente
"Mare Nostrum"
2020-07-29
Carlos Silva Carlos Silva
"SATA: sinais encorajadores "
2020-07-29
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Autonomia que faça costume"
2020-07-29
José San-Bento José San-Bento
"Autonomia por Procuração"
2020-07-28
Mariana Matos Mariana Matos
"Contradições?"
2020-07-26
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Gorbachev"
2020-07-25
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Governo dos Açores financia contratação de uma dezen...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro inaugura remodelação da Urgência e Ho...

Reabilitação da estrada entre a Ribeira do Cabo e o Largo Jaime de Melo, no Faial, avança a bom ritmo

PS Açores - Reabilitação da estrada entre a Ribeira do Cabo e o Largo Jaime de Melo, no Faial, avança a bom ritmo

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou hoje a empreitada de reabilitação e beneficiação do troço da Estrada Regional n.º 1 – 2.ª, entre a Ribeira do Cabo e o Largo Jaime de Melo, no Faial, uma obra que está a decorrer a bom ritmo, dentro do previsto.


Esta empreitada, que representa um investimento de mais de 2,3 milhões de euros, permite reabilitar mais de 10 quilómetros de estrada regional, incluindo a rede de drenagem de águas pluviais e a sinalização horizontal e vertical.


No final da visita, Ana Cunha salientou que esta intervenção vai “promover a ligação, em segurança e comodidade, das freguesias do Capelo e dos Flamengos, beneficiando também o acesso a uma importante área de produção pecuária da ilha”.


A titular da pasta das Obras Públicas lembrou também que “esta via é estruturante para os fluxos turísticos, na medida em que permite realizar, com economia de distância e tempo, a ligação entre dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha, designadamente o Vulcão dos Capelinhos e a Caldeira do Faial”.


Para Ana Cunha, esta intervenção “vem demonstrar o empenho do Governo dos Açores no cumprimento dos pressupostos do Programa do Governo na qualificação de infraestruturas públicas, dignificando o nosso património, tendo em conta a melhoria das acessibilidades, das vias públicas, das condições de mobilidade e da qualidade de vida” dos Açorianos e de quem visita o arquipélago.


A Secretária Regional referiu ainda que esta “é uma obra que está a ser realizada com financiamento exclusivamente regional, o que demonstra bem o empenho do Governo dos Açores no cumprimento dos seus compromissos, não obstante as dificuldades geradas pela reduzida dotação do quadro comunitário de apoio PO Açores 2020, no âmbito dos circuitos logísticos, que inviabilizaram o enquadramento desta obra”.


No âmbito da visita do Governo dos Açores à ilha do Faial, a Secretária Regional teve oportunidade de visitar a intervenção num troço da Estrada Regional n.º 1 – 1.ª, na reta de Pedro Miguel, alvo de reabilitação tendo em conta o seu estado de conservação e a intensa utilização.


Através de um investimento de mais de 383 mil euros, foram realizados trabalhos de abertura de caixa para construção de uma nova estrutura de pavimento, passeios em betão, reconstrução do sistema de drenagem e instalação de sinalização rodoviária horizontal em toda a zona intervencionada.


Ana Cunha visitou ainda o recém-construído Miradouro do Estaleiro e o parque de estacionamento adjacente, na Estrada Príncipe Alberto do Mónaco, cujo projeto e obra foram executados pelos recursos humanos da Delegação do Faial da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, representando um investimento de cerca de 17,5 mil euros.


Deste novo miradouro avista-se um plano paisagístico marcado pelo Monte da Guia, mas também por uma vasta área onde, a partir de 1876, foi instalado o estaleiro que, nas suas múltiplas valências, suportou a construção do Porto da Horta, obra emblemática no contexto da Região.


Em paralelo, a intervenção permitiu a demolição de um antigo posto de transformação elétrica de grande envergadura que tinha sido edificado no local.


GaCS/HB

2020-07-31 17:28:14, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados