Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Retoma da atividade do Serviço Regional de Saúde está no “bom caminho”, afirma Presidente do Governo


Obra de quatro milhões de euros no Museu Carlos Machado vai proporcionar melhores condições aos visitantes, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro inaugura projeto-piloto que aposta em novas tecnologias de mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro recebe contributos da JS para futuras políticas da educação, emprego, habitação e sustentabilidade


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mar dos Açores"
2020-08-01
José Contente José Contente
"Mare Nostrum"
2020-07-29
Carlos Silva Carlos Silva
"SATA: sinais encorajadores "
2020-07-29
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Autonomia que faça costume"
2020-07-29
José San-Bento José San-Bento
"Autonomia por Procuração"
2020-07-28
Mariana Matos Mariana Matos
"Contradições?"
2020-07-26
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Gorbachev"
2020-07-25
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PSD chumba consulta pública do projeto de requalific...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Saúde, economia, emprego e famílias são prioridades ...

Isabel Almeida Rodrigues questiona Diretora da UNICEF sobre medidas de proteção à infância

PS Açores - Isabel Almeida Rodrigues questiona Diretora da UNICEF sobre medidas de proteção à infância

A deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República manifestou esta terça-feira a sua preocupação com a proteção da infância durante o período de confinamento.


Isabel Almeida Rodrigues, que participava na audição à Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF, Beatriz Imperatori, no âmbito da Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, recordava assim o encerramento ou diminuição drástica de atividade de um conjunto de serviços que contribuíram para a ausência de mecanismos de acompanhamento, monitorização e sinalização à infância.


Com um sistema de promoção e proteção organizado em Portugal por três patamares, em que da base para o topo se posicionam as entidades com competência em matéria de Infância e Juventude, as Comissões de Proteção, e, por último, os Tribunais, a deputada socialista sublinhou que ao nível da sinalização e do encaminhamento, quer para a intervenção das CPCJ, quer para a intervenção dos Tribunais, o primeiro patamar, desempenha “um papel fundamental na deteção de fenómenos, que não são só de violência, mas também de negligência, sendo este aliás o fenómeno mais representado nas estatísticas portuguesas”.


Recordando que já no início de abril o Grupo Parlamentar do Partido Socialista havia dirigido uma pergunta ao Governo, no sentido de se compreender de que forma estava a ser garantida esta monitorização e acompanhamento, Isabel Almeida Rodrigues questionou ainda a Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF sobre a forma como se procede, durante o período de pandemia, à monitorização de crianças que estão em risco e que ainda não foram sinalizadas.


“Esta questão é ainda mais relevante se tivermos em conta a diferença que existe na Lei Portuguesa entre risco e perigo. As crianças já sinalizadas por vivenciarem uma situação de perigo são mais facilmente acompanhadas, aliás, a Comissão Nacional deu conta das diligências desenvolvidas utilizando, por exemplo, os contactos telefónicos. Mas, a maior preocupação prende-se com as crianças em risco e que ainda não foram sinalizadas, e que, por via do confinamento, todas estas entidades que desempenham um papel essencial na sua sinalização diminuíram a sua atividade”, afirmou a deputada socialista.


Isabel Almeida Rodrigues quis ainda saber se, na opinião da Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF, o aumento que a própria referiu se pode ficar a dever, não necessariamente ao aumento de casos, mas, “a uma maior sensibilização da comunidade em geral, e de todos os agentes do sistema de promoção e de proteção em torno de fenómenos como a negligência, a violência sobre as crianças, as crianças vítimas de violência doméstica e o próprio abuso sexual de crianças”.

2020-07-01 15:01:42, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados