Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores prepara alterações ao Regime Jurídico da Proteção Civil


Reconstrução do Lorenzo em plena “velocidade de cruzeiro” por toda a Região, afirma Vasco Cordeiro


Serviço Regional de Saúde com reforço de 95 milhões de euros, anuncia Vasco Cordeiro


Observatório do Atlântico com dois milhões de euros


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A revisão orçamental para responder às pessoas"
2020-07-08
José San-Bento José San-Bento
"Presidente de Menos"
2020-07-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Confiar"
2020-07-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Orçamento do Estado Suplementar"
2020-07-04
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Azores Parque: um inquérito que se impunha! "
2020-07-04
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Nossa rica Ponta Delgada"
2020-07-04
José Contente José Contente
"O binómio saúde-economia terá de constituir a nossa nova moeda única europeia"
2020-07-03
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Coesão social é o grande desafio da UE para a recupe...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprova comissã...

ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta

PS Açores - ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta

“As ligações aéreas são a única solução, no transporte de passageiros, para o exterior da Região Autónoma dos Açores, quer para o todo nacional quer para outros destinos. O Aeroporto da Horta é uma infraestrutura fundamental neste processo, de assegurar o princípio da continuidade territorial”, afirmou o deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República.


João Castro, que participava na audição a Luís Ribeiro, Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, referiu que os constrangimentos, na rota de serviço público que liga a Horta com Lisboa, advêm sobretudo do comprimento da pista.


“As regras da ICAO, com incidência nas zonas de segurança, colocam penalizam a operação de ligação ao território continental e consequentemente, a mobilidade das pessoas e de mercadorias”, afirmou o socialista, acrescentando ainda que, "apesar dos vários compromissos que, ao longo dos anos, foram sendo assumidos por vários partidos e responsáveis políticos, no sentido de resolver este problema, esta ampliação continua por concretizar e a ser um anseio das populações locais e regionais”.


No entanto, e apesar das omissões, em sede de contrato de concessão com a ANA/VINCI, esta ampliação foi reassumida na anterior legislatura, tendo inclusive inscrito, no plano plurianual de investimentos, um valor na ordem dos nove milhões de euros, para este efeito. Também o Orçamento de Estado, dedica um artigo à ampliação da pista do Aeroporto da Horta, num reforço deste compromisso, para com os Açorianos. No Plano Nacional de Investimentos, encontramos referência à ampliação do aeroporto da Horta, enquadrando eventual afetação de fundos estruturais, para esta prioridade.


Sobre o estudo da Câmara Municipal da Horta, tornado publico em 2017, João Castro relembrou que o mesmo aponta para uma ampliação na ordem dos 2.050 metros.


Neste contexto, o socialista questionou Luís Ribeiro sobre a posição da ANAC, sobre o ponto de situação, da equipa de trabalho pluridisciplinar, considerando o o concessionário ANA, o LNEC e a própria ANAC, no sentido de encontrar solução técnica, em conformidade com a regulamentação internacional.


Em resposta, o Presidente da ANAC referiu que o projeto em questão terá dado entrada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sublinhando que se pronunciarão, sobre a sua implementação, logo que recebam o projeto final.


 

2020-06-29 15:03:24, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados