Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores prepara alterações ao Regime Jurídico da Proteção Civil


Reconstrução do Lorenzo em plena “velocidade de cruzeiro” por toda a Região, afirma Vasco Cordeiro


Obra de 1,2 milhões de euros garante melhores condições de segurança e de trabalho no porto de pescas da Madalena, afirma Vasco Cordeiro


Serviço Regional de Saúde com reforço de 95 milhões de euros, anuncia Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

José San-Bento José San-Bento
"Presidente de Menos"
2020-07-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Confiar"
2020-07-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Orçamento do Estado Suplementar"
2020-07-04
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Azores Parque: um inquérito que se impunha! "
2020-07-04
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Nossa rica Ponta Delgada"
2020-07-04
José Contente José Contente
"O binómio saúde-economia terá de constituir a nossa nova moeda única europeia"
2020-07-03
Vítor Fraga Vítor Fraga
"Em defesa de Ponta Delgada"
2020-07-03
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Governo dos Açores salvaguarda encaminhamento de pas...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Dia da Região assinalado pela Assembleia e pelo Gov...

Governo empenhado em acautelar rendimento e segurança dos trabalhadores açorianos, afirma Vasco Cordeiro

PS Açores - Governo empenhado em acautelar rendimento e segurança dos trabalhadores açorianos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo recebeu hoje as delegações da CGTP/Açores e a UGT/Açores, a quem garantiu a prioridade de acautelar o rendimento e os direitos trabalhadores, neste período de retoma da atividade económica que já se iniciou na Região.


“O processo de retoma e de recuperação da nossa economia tem de refletir-se, também, no rendimento e na segurança dos trabalhadores açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro no final da reunião, que se realizou no âmbito dos contactos com vários setores que se iniciaram na última semana.


Segundo o Presidente do Governo, no encontro de hoje esteve ainda em análise a necessidade de aproveitar este período de progressiva retoma da atividade económica para reforçar a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores do setor privado.


Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro adiantou que esta reunião permitiu, assim, recolher o entendimento das centrais sindicais sobre a forma como decorreu o período em que vigoraram maiores restrições, mas, sobretudo, em relação ao futuro, no que tem a ver com esta nova fase de retoma.


O Presidente do Governo avançou que está a ser ultimada a Agenda para o Relançamento Social e Económico dos Açores, a qual será depois submetida a consulta pública, conforme o planeamento inicial.


“Houve uma preocupação clara e inequívoca na abordagem que o Governo dos Açores fez a toda esta situação da pandemia da COVID-19 e que teve a ver com a prioridade absoluta atribuída à defesa da saúde pública. Paralelamente, tem sido dada prioridade à defesa do emprego e da recuperação da economia”, sublinhou Vasco Cordeiro.


Nesse sentido, o Presidente do Governo salientou que um conjunto de indicadores “dão bem nota da forma como foram aproveitadas” pelas empresas as medidas nacionais e regionais que foram implementadas, e o compromisso das mesmas ao nível da manutenção do emprego nos Açores.


Recorde-se que, segundo os últimos dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) sobre o número de desempregados inscritos nas agências de emprego, os Açores foram a única região do país em que o desemprego decresceu em abril, em relação ao mesmo mês do ano anterior.


“Este é um indicador que nos anima a seguir em frente, mas que não dispensa a mobilização de todos os esforços, tendo em conta a dimensão do desafio que temos pela frente”, concluiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2020-05-28 20:46:25, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados