Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


PS/Açores congratula-se com a realização de Plenário da ALRAA por Videoconferência


Governo dos Açores organiza bolsa de alojamento para proteger as famílias dos profissionais de saúde e proteção civil


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Repugnante"
2020-04-01
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Não apetece!"
2020-04-01
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Respostas."
2020-04-01
José San-Bento José San-Bento
"Decisão Acertada"
2020-03-30
Carlos Silva Carlos Silva
"Salvar empregos e apoiar empresas"
2020-03-30
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"“Resfriadinho” e outras “bobagens” em tempos de pandemia"
2020-03-28
Lara Martinho Lara Martinho
"NÃO PODEMOS PERDER A ALMA"
2020-03-28
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS apela aos cidadãos para respeitarem cabalmente as...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Isabel Almeida Rodrigues questionou Ministra da Just...

“Autonomia Regional pode contribuir para a resolução de problemas concretos”, defende Lara Martinho

PS Açores - “Autonomia Regional pode contribuir para a resolução de problemas concretos”, defende Lara Martinho

“Todos reconhecemos o papel que a Universidade dos Açores desempenha, a importância que ela tem para o desenvolvimento e crescimento da Região e o papel que a sua tripolaridade exerce num arquipélago como os Açores”, afirmou esta terça-feira a deputada do PS/Açores na Assembleia da República.


Lara Martinho, que participava na audição ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, referia assim o empenho dos deputados socialistas açorianos pelo acesso da instituição aos fundos operacionais nacionais e pela criação de um programa de competências para maximização do aproveitamento dos fundos introduzidos no último Orçamento de Estado, lembrando ainda que as oportunidades relativas à especificidade da Universidade, à tripolaridade e atividades nestes 3 polos têm de ser valorizadas.


“Felizmente, através de um importante trabalho desenvolvido pelo nosso Presidente, Dr. Vasco Cordeiro, que convidou o Sr. Ministro a ir aos Açores, foi possível chegar-se a um compromisso entre as três partes para uma especialização do financiamento da academia Açoriana”, sublinhou a deputada socialista referindo ainda que este trabalho “vem em linha com o forte investimento regional, superior aos 9 milhões de euros, que tem sido concretizado pelo Governo Regional nesta academia”.


Para Lara Martinho, este é um bom exemplo de como a Autonomia Regional, e em particular o Governo dos Açores, em articulação e colaboração com o Governo da República, pode contribuir para a resolução de problemas concretos, estando agora criadas as condições para que a Universidade dos Açores assine também o Contrato de Legislatura, do qual se desvinculou em novembro passado, e que estabelece o plano de financiamento do Ensino Superior público até ao final da legislatura.


Nesse sentido, a vice-presidente da bancada do PS questionou assim o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre os próximos passos de forma a consolidar este compromisso, “de um financiamento especializado da Universidade dos Açores que valorize as suas especificidades, nomeadamente a tripolaridade, diferenciação e especialização da capacidade instalada em cada um dos três polos”.


Já o ministro Manuel Heitor sublinhou que “a Lei do Financiamento sempre foi utilizada em Portugal elementos de Contrato de Programa para além do financiamento competitivo da investigação e ambos, para além daquilo que é o financiamento de base. Em qualquer destas situações não se trata de alterar aquilo que está no Contrato de Legislatura, que já introduziu por si só uma especificidade para a Madeira e para os Açores, mas sim identificar formas de um contrato programa que possa atrair financiamento, mas também especializar e dignificar a relação destas instituições com o seu próprio território”.

2020-03-10 18:13:15, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados