Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores anula concurso para construção de navio e direciona 48,2 milhões de euros para saúde, emprego e economia


Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


Governo dos Açores avança com medidas de apoio aos estudantes Açorianos deslocados


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A ocupação da terra tem muito de opções políticas"
2020-04-08
José Contente José Contente
"Privatizar?"
2020-04-08
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Ponto de viragem"
2020-04-07
José San-Bento José San-Bento
"Ousadia ou Prudência?"
2020-04-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Classificação da Igreja do Carmo como imóvel de inte...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro anuncia lançamento do concurso públic...

PS/Açores garante simplificação e reforço dos apoios às filarmónicas

PS Açores - PS/Açores garante simplificação e reforço dos apoios às filarmónicas

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, por unanimidade, alterações ao Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas da Região Autónoma dos Açores (SOREFIL), propostas pelo PS/Açores em conjunto com o CDS. Acesso mais fácil às candidaturas, reforço das verbas a atribuir e reforço dos apoios para a conservação e reparação de equipamentos, são as algumas das alterações agora introduzidas.


“Estas alterações visam reforçar aquele que é o objetivo da criação e manutenção deste tão importante programa que promove e apoia as filarmónicas na sua efetiva educação de cariz artístico. Estas alterações reforçam a importância e o papel das Filarmónicas ao estabelecer um limite anual de instrumentos a apoiar para conservação, manutenção e reparação; alterar a percentagem a atribuir, passando os apoios a conceder a 50% dos encargos previstos, e a facilitar o acesso das entidades candidatas”, afirmou Mónica Rocha, esta sexta-feira, na apresentação das propostas de alteração.


A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores enalteceu o papel das 102 Filarmónicas que existem na Região, quer pela sua “função cultural e social”, quer pela sua capacidade de promover o envolvimento dos nossos jovens numa atividade saudável como o é produzir, criar, tocar música” e pela “troca geracional de experiências e objetivos comuns em ambientes que promovam um sentimento de pertença, de grupo, de identidade e representação cultural e regional”, que  “é essencial na construção de uma sociedade e realidade assente numa dinâmica positiva e promissora”.


João Paulo Ávila justificou a importância da iniciativa: “O trabalho que nos levou à apresentação conjunta desta proposta é um trabalho de meses, de auscultação de mais de 70 dirigentes de filarmónicas em todas as nossas ilhas, é um trabalho de diálogo com os seus dirigentes, de muitos maestros e de alguns músicos também. Portanto, é um trabalho responsável que melhorará, a partir do dia da sua publicação, a vida destas instituições, que muito fazem pela nossa cultura e pela nossa Região, não só nos Açores, mas também fora”.


O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores manifesta-se confiante que “no próximo processo de candidatura do SOREFIL haverá mais filarmónicas a concorrer, a este programa que passa a ter uma majoração do apoio para 50%, a facilitação de todo o processo de candidatura, maior autonomia das filarmónicas na gestão dos apoios que recebem, melhoria no processo de reparação e conservação dos instrumentos, entre outras vantagens”.

2020-02-14 12:42:16, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados