Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Resultados concretos comprovam “profunda mudança estrutural” registada no setor vitivinícola, destaca Vasco Cordeiro


Novo terminal de passageiros consta do Plano de Reordenamento do Porto da Praia da Graciosa – Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Graciosa reforça verão 2020 com dois voos semanais p...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Lara Martinho avisa que empresas de eletricidade reg...

AIR Center conta com adesão de centro de Oxford

PS Açores - AIR Center conta com adesão de centro de Oxford

O Governo evidenciou ontem que o AIR Center – Centro Internacional de Investigação do Atlântico, situado na ilha Terceira, nos Açores, é uma “instituição em rede” que cria emprego com impacto global, realçando a nova adesão do Reino Unido com a criação de um centro em Oxford.


Respondendo à deputada do PS Lara Martinho, que recordou que um dos compromissos do Orçamento do Estado para 2020 “é a valorização do posicionamento atlântico de Portugal na Europa”, havendo um reforço para o AIR Center enquanto instituição internacional em rede, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinhou a necessidade de esse posicionamento do país ser “concretizado num quadro onde temos de perceber como o esforço da transição digital” pode ser usado para responder às alterações climáticas. Manuel Heitor falava durante a sua audição, no Parlamento, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020.


 “Hoje sabemos que a relação entre os oceanos e o clima” induz “novas atividades económicas, sobretudo de observação da Terra”. Por isso, o Executivo teve, em “estreita sintonia com a Agência Europeia do Espaço, uma estratégia de orientar o AIR Center para as atividades de observação da Terra” e criou “o primeiro laboratório da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal, na ilha Terceira”, disse o governante.


Manuel Heitor explicou que o posicionamento de Portugal na ESA “é de reforço das atividades de observação da Terra, porque criam emprego”, sobretudo num quadro que vai do apoio às pescas, à segurança e à monitorização e controlo do Atlântico.


“E por isso a estratégia de, em 2020, continuarmos o aprofundamento do AIR Center como uma instituição internacional em rede que tenha impacto local, mas que induza corresponsabilização de Portugal nos grandes desafios que hoje nos afetam”, concluiu o ministro.


Para além do reforço do AIR Center inscrito no Orçamento, a vice-presidente da bancada do PS Lara Martinho frisou a estratégia Portugal Espaço 2030, com vista a “potenciar a indústria do espaço de alto valor acrescentado, desenvolver a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, e dinamizar a nossa participação na Agência Espacial Europeia”.


“Estes são dois campos de ação internacionais que estão intimamente ligados aos Açores”, congratulou-se.


Aqui, a parlamentar socialista recordou “as críticas” e o “ceticismo da oposição quanto aos resultados destes projetos para os Açores”. “Mas, o que era visto como ‘publicidade para entreter’, hoje é uma realidade”, asseverou.


Lara Martinho mencionou o “apoio inédito” no valor de 2,5 milhões de euros por parte da Agência Espacial Europeia para a criação do primeiro laboratório da ESA sobre a observação da Terra, que foi instalado na ilha Terceira e que, atualmente, está a desenvolver um projeto de mapeamento de mioplásticos no Atlântico.


Foi criada a Portugal Space, foi instalada a nova antena da ESA e promovido o Programa Internacional dos Açores para o Lançamento de Satélites, “todos estes três projetos na ilha de Santa Maria”, frisou.


A parlamentar açoriana assegurou que esta estratégia global “afirma os Açores enquanto centro de pesquisa científica e tecnológica de grande importância mundial”.

2020-01-15 21:22:12, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados