Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Resultados concretos comprovam “profunda mudança estrutural” registada no setor vitivinícola, destaca Vasco Cordeiro


Novo terminal de passageiros consta do Plano de Reordenamento do Porto da Praia da Graciosa – Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS apoia reforço de meios nas Comissões para a Dissu...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“O PSD não quer fazer parte da resolução dos problem...

A reforma do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia é sinal de vitalidade dos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação

PS Açores - A reforma do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia é sinal de vitalidade dos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação

A aprovação da proposta do Governo dos Açores, que altera o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, reforça e materializa  a posição geostratégica dos Açores e é mais um contributo para a afirmação internacional da Região, garantiu José Contente, esta quarta-feira durante o debate em plenário: “É um diploma bastante significativo porque acompanha esta nova fase que o Governo dos Açores soube, e bem, impulsionar através de  projetos concretos que para alguns pareciam ser uma miragem há pouco tempo”.


“Hoje começa-se a perceber que há aqui um fio condutor, de Santa Maria até às Flores, que qualifica a Região, nacional e internacionalmente, colocando a Região no mapa da ciência e tecnologia no meio do Atlântico, constituindo uma referência a nível europeu”, acrescentou o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores.


José Contente realçou, também, que com a proposta aprovada “consubstanciamos e materializamos a ideia dos Açores geoestratégicos (até agora, isso era uma ideia um pouco vaga) com base em todos os projetos de ciência e tecnologia, que já existem”.


A título de exemplo, referiu os projetos que existem no cluster espacial e tecnológico “em Santa Maria”, no Nonagon, no Terinov, na Graciosa e nas Flores, “ todos eles fazem parte de uma rede de network inteligente e pensante para que a Região possa reformar o pensamento, mas reforme também a qualificação dos recursos humanos – e isto é a aposta certa e a aposta correta concretizada pelo  governo”.


O parlamentar lamentou a inconsistência das posições do PSD e reafirmou: "Há aqui uma fase nova que é preciso realçar, porque é muito importante para a Região Autónoma dos Açores (…) nós vamos avançando para a qualificação cada vez maior da Região, dando possibilidade de haver cada vez mais pessoas qualificadas, apoiando doutorados e pós-doutorados”.


A proposta do executivo permite, por exemplo, aos investigadores e aos centros de ciência acederem ao “financiamento de novos projetos de investigação cientifica”, mas também “a participação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, com entidades internacionais para os quais o Fundo está vocacionado por ser parceiro privilegiado”. Aliás, como foi referido durante o debate, o Fundo Regional de Ciência e Tecnologia dos Açores já participa em 30 projetos europeus e lidera cinco desses consórcios.


José Contente recordou que alguns destes projetos até foram alvo de críticas despropositadas do PSD no passado, como foi o caso do Air Centre “que afinal já desceu à terra e é uma realidade, no Terinov, com investigadores e com novos concursos para investigadores, que dão corpo a esse importante polo de desenvolvimento dos Açores”.

2020-01-15 11:04:34, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados