Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro desafia partidos a debater Reforma do Poder Local


Vasco Cordeiro lembra que proposta sobre gestão do Mar mereceu unanimidade no Parlamento dos Açores


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Proposta do Bloco de Esquerda “é um enorme retrocesso” para a construção da nova cadeia de São Miguel


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Acordos"
2020-01-19
Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS"
2020-01-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Normalidade com o porto das Flores destruído?"
2020-01-17
José Contente José Contente
"Demo ou dema?"
2020-01-15
Mário Tomé Mário Tomé
"Plano para 2020 reflete confiança que vive a Economia do Pico"
2020-01-15
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"Política e afins – O abastecimento às Flores"
2020-01-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Povo…"
2020-01-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Vasco Cordeiro visita a Igreja do Capelo

PRÓXIMA NOTÍCIA »
A reforma do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia ...

PS apoia reforço de meios nas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência nos Açores

PS Açores - PS apoia reforço de meios nas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência nos Açores

“No nosso entender não é preciso mais Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência nos Açores (CDT), aquilo que nós precisamos de fazer é reforçar o tempo que os elementos dedicam às Comissões existentes sempre, quando e onde se justificar”, afirmou João Paulo Ávila. O deputado PS/Açores considera que essas Comissões fazem “um trabalho louvável”, que “deve ser valorizado e reconhecido por todos”, mas que “não pode ser confundido com o combate ao tráfico, que compete a outras entidades”.


Sobre o reforço de meios, João Paulo Ávila sublinhou que apesar de haver ilhas onde os casos acompanhados estão a diminuir é importante garantir o reforço de meios nas ilhas onde há mais necessidade, como acontece com São Miguel e Santa Maria, onde “já foi proposto, por exemplo, pela Unidade de Saúde de Ilha, para a CDT Oriental”.


O Grupo Parlamentar do PS/Açores foi um dos que rejeitou a proposta do PSD relativa às Comissões - “As CDT merecem todo o nosso respeito, e não é com propostas destas que o PSD respeita todos os técnicos que lá trabalham” – porque, como reconheceu o próprio proponente, o diploma em vigor está adequado: “Quem não trouxe nada a esta Casa, foi o senhor deputado e a sua bancada”.


João Paulo Ávila explicou que, por exemplo, em termos da composição dessas comissões, o diploma em vigor “não exclui ninguém”, pelo que não há justificação para se substituir “uma designação”, por outra que diz “exatamente a mesma coisa”. O mesmo acontece em relação à nomeação dos seus elementos e ao facto das funções serem desempenhadas em tempo parcial – “Já é assim!”


O PS/Açores discorda da proposta do PSD para limitar a uma única entidade as formações dos técnicos, impedindo, por exemplo que recebam formação do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). O deputado considerou, também, que não é coerente o PSD propor que “as coimas sejam totalmente afetas à Região” e ao mesmo tempo exigir que o SICAD alargue a amostra dos estudos que faz na Região: “ora, isso tem custos e a Região tem a obrigação de se relacionar com o SICAD, também dessa forma”.


João Paulo Ávila, também, fez questão de repor a verdade, explicando que as alterações que o PSD fez, entretanto, à sua própria proposta “não resultam das audições que nós fizemos em Comissão”, resultam sim, da mera vontade do PSD de anular a proposta do Governo que está em vigor: “porque duas das propostas que o senhor foi ali aquela tribuna dizer que são inovadoras são integralmente aquilo que está no decreto regulamentar regional” em vigor.

2020-01-14 17:13:49, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados