Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Aprovação do Plano e Orçamento permite ainda mais de...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
COSAC integra proposta de inclusão das RUP no seu do...

Políticas implementadas pelos Governos do PS vão continuar a melhorar e a fazer o setor Agrícola dos Açores

PS Açores - Políticas implementadas pelos Governos do PS vão continuar a melhorar e a fazer o setor Agrícola dos Açores

Durante o debate sobre as propostas para o setor agrícola, que constam do Plano e Orçamento para 2020, António Toste Parreira defendeu que é para dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado: “As políticas implementadas pelos Governos do Partido Socialista, nos Açores, permitiram uma melhoria e um crescimento significativo do Setor Agrícola”.


Sobre os resultados alcançado, o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, realçou: “A redução de custos de produção, o reforço do melhoramento das infraestruturas de apoio às explorações agrícolas e as melhores condições de trabalho que se traduziram em mais riqueza, mais emprego e mais desenvolvimento rural em todas as ilhas”. Sobre as acessibilidades, destacou, os investimentos nos caminhos rurais, “com uma extensão superior a 300 Km”; na rede de abastecimento de água “com mais de 500 Km de condutas e cerca de 3.700 ramais instalados” e o fornecimento de energia elétrica, “que abrange perto das 500 explorações agrícolas”.


António Toste Parreira também referiu “a evolução e modernização da fileira do leite, cuja faturação da produção atingiu em 2018 cerca de 180 milhões de euros, que corresponde a um aumento na ordem dos 7%, relativamente a 2017”, o investimento na Rede Regional de Abate em que está a decorrer o processo de certificação de todos os matadouros da Região, “que ficará concluído em 2020”. A evolução positiva no setor da carne e a criação do Centro Estratégico Regional da Carne dos Açores (CERCA), também foram destacados.


Para além dos exemplos “do percurso notável que a agricultura dos Açores fez nas últimas duas décadas e que permite, hoje, estar mais bem preparada para enfrentar um mercado global, competitivo e agressivo em que a inovação, a qualidade e a diferenciação são fundamentais para a nossa afirmação”, o parlamentar socialista sublinhou a importância das medidas que vão ser implementadas no próximo ano.


“O Plano para 2020 pretende instalar mecanismos e instrumentos financeiros adaptados à nossa realidade, ao nosso potencial e às nossas especificidades, tendo como objetivo fomentar o crescimento económico, o emprego, o empreendedorismo e a sustentabilidade ambiental, bem como a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais”, adiantou.


António Toste Parreira considera que é necessário “trabalhar ainda mais para ter uma indústria mais robusta e com maior capacidade de inovar, de transformar e de apostar em novos produtos de maior valor acrescentado, no Marketing e em mercados alternativos e, assim, valorizar o preço pago ao produtor”.


O reconhecimento da “singularidade e excelência” dos produtos dos Açores, “assente na segurança alimentar, na sanidade e bem-estar animal e na sustentabilidade ambiental, foi outra das áreas considerada fundamental pelo parlamentar.


António Toste Parreira deixou uma garantia: “Com a mesma motivação e confiança, o Governo e este Grupo Parlamentar tudo farão na defesa dos produtores e na valorização da nossa agricultura, pilar fundamental da economia regional”.

2019-11-28 18:47:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados