Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

PS/Açores designa Vasco Cordeiro como candidato a Presidente do Governo e aprova listas com renovação de 70%


Novo quartel garante “perspetiva de futuro” ao trabalho dos Bombeiros do Faial, afirma Vasco Cordeiro


Governo dos Açores prepara alterações ao Regime Jurídico da Proteção Civil


Reconstrução do Lorenzo em plena “velocidade de cruzeiro” por toda a Região, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Trajeto a seguir"
2020-07-12
Mariana Matos Mariana Matos
"Sinais"
2020-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um orçamento suplementar que diz presente!"
2020-07-12
Lara Martinho Lara Martinho
"A Aposta no Atlântico"
2020-07-12
José Contente José Contente
"Traços nos tês"
2020-07-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A revisão orçamental para responder às pessoas"
2020-07-08
José San-Bento José San-Bento
"Presidente de Menos"
2020-07-06
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Aprovação do Plano e Orçamento permite ainda mais de...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
COSAC integra proposta de inclusão das RUP no seu do...

Políticas implementadas pelos Governos do PS vão continuar a melhorar e a fazer o setor Agrícola dos Açores

PS Açores - Políticas implementadas pelos Governos do PS vão continuar a melhorar e a fazer o setor Agrícola dos Açores

Durante o debate sobre as propostas para o setor agrícola, que constam do Plano e Orçamento para 2020, António Toste Parreira defendeu que é para dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado: “As políticas implementadas pelos Governos do Partido Socialista, nos Açores, permitiram uma melhoria e um crescimento significativo do Setor Agrícola”.


Sobre os resultados alcançado, o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, realçou: “A redução de custos de produção, o reforço do melhoramento das infraestruturas de apoio às explorações agrícolas e as melhores condições de trabalho que se traduziram em mais riqueza, mais emprego e mais desenvolvimento rural em todas as ilhas”. Sobre as acessibilidades, destacou, os investimentos nos caminhos rurais, “com uma extensão superior a 300 Km”; na rede de abastecimento de água “com mais de 500 Km de condutas e cerca de 3.700 ramais instalados” e o fornecimento de energia elétrica, “que abrange perto das 500 explorações agrícolas”.


António Toste Parreira também referiu “a evolução e modernização da fileira do leite, cuja faturação da produção atingiu em 2018 cerca de 180 milhões de euros, que corresponde a um aumento na ordem dos 7%, relativamente a 2017”, o investimento na Rede Regional de Abate em que está a decorrer o processo de certificação de todos os matadouros da Região, “que ficará concluído em 2020”. A evolução positiva no setor da carne e a criação do Centro Estratégico Regional da Carne dos Açores (CERCA), também foram destacados.


Para além dos exemplos “do percurso notável que a agricultura dos Açores fez nas últimas duas décadas e que permite, hoje, estar mais bem preparada para enfrentar um mercado global, competitivo e agressivo em que a inovação, a qualidade e a diferenciação são fundamentais para a nossa afirmação”, o parlamentar socialista sublinhou a importância das medidas que vão ser implementadas no próximo ano.


“O Plano para 2020 pretende instalar mecanismos e instrumentos financeiros adaptados à nossa realidade, ao nosso potencial e às nossas especificidades, tendo como objetivo fomentar o crescimento económico, o emprego, o empreendedorismo e a sustentabilidade ambiental, bem como a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais”, adiantou.


António Toste Parreira considera que é necessário “trabalhar ainda mais para ter uma indústria mais robusta e com maior capacidade de inovar, de transformar e de apostar em novos produtos de maior valor acrescentado, no Marketing e em mercados alternativos e, assim, valorizar o preço pago ao produtor”.


O reconhecimento da “singularidade e excelência” dos produtos dos Açores, “assente na segurança alimentar, na sanidade e bem-estar animal e na sustentabilidade ambiental, foi outra das áreas considerada fundamental pelo parlamentar.


António Toste Parreira deixou uma garantia: “Com a mesma motivação e confiança, o Governo e este Grupo Parlamentar tudo farão na defesa dos produtores e na valorização da nossa agricultura, pilar fundamental da economia regional”.

2019-11-28 18:47:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados