Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para as...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
João Castro é o coordenador do Grupo de Trabalho de ...

Governo dos Açores prioriza saúde e proteção civil no Orçamento e Plano para 2020

PS Açores - Governo dos Açores prioriza saúde e proteção civil no Orçamento e Plano para 2020

A Secretária Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que a proposta de Orçamento e de Plano de Investimentos para 2020 reflete a responsabilidade e o compromisso do Governo Regional com a Saúde e a Proteção Civil.


O Plano de Investimentos para 2020, na área da saúde, reflete essa prioridade, apresentando um acréscimo de 26%, comparativamente ao ano anterior, e atingindo os 45 milhões de euros, salientou Teresa Machado Luciano, adiantando que, nesta data, a taxa de execução anual do Plano de Investimentos na área da Saúde atinge já os 80%.


“A proteção da saúde e a integração de cuidados, acessibilidade, sustentabilidade, segurança e qualidade, mas também o reforço da produtividade e da transparência na gestão do sistema”, são os princípios que norteiam a ação do Executivo, frisou a governante, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito da discussão das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano.


A proposta em debate consagra às áreas da Saúde e da Proteção Civil cerca de 330 milhões de euros, valor que reflete a priorização do bem-estar da população dos Açores, sendo 276 milhões de euros correspondentes a execução do Orçamento e 54 milhões de euros para investimentos.


Do orçamento da Saúde, 97 milhões de euros são destinados aos cuidados de saúde primários e 178 milhões aos três hospitais da Região, enquanto na área da Proteção Civil serão investidos 8,5 milhões de euros.


Teresa Machado Luciano salientou ainda o investimento previsto para infraestruturas na área da saúde, no valor de 6,4 milhões de euros, como as obras de beneficiação dos Centros de Saúde das Velas, em S. Jorge, e das Lajes do Pico.


Para o próximo ano, está prevista a conclusão das empreitadas de construção do novo Corpo C do Hospital da Horta e da sede da Unidade de Saúde de Ilha do Faial, bem como de beneficiação das infraestruturas da sede da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, sendo também iniciada a remodelação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada.


Teresa Machado Luciano referiu ainda a área de projetos, que merecerá um investimento de cerca de 15 milhões de euros, para melhoria na acessibilidade a diagnóstico e terapêutica, inovação terapêutica e recuperação de listas de espera cirúrgicas.


Na sua intervenção, a governante destacou a recente adjudicação do equipamento de ressonância magnética 3T, que "será instalado no Hospital do Divino Espírito Santo e irá beneficiar todos os utentes do Serviço Regional de Saúde".


O investimento em inovação terapêutica também deverá duplicar, atingindo os 3,735 milhões de euros, para assegurar a todos os Açorianos o acesso à mais recente tecnologia, como os medicamentos para as doenças oncológicas e para as doenças raras.


No âmbito da Proteção Civil, salientou a construção dos quartéis dos Bombeiros Voluntários do Faial e da Povoação.


A Secretária Regional frisou ainda o empenho do Governo dos Açores na recuperação das listas de inscritos para cirurgia, designadamente através da produção normal e da otimização de blocos operatórios, bem como do programa CIRURGE, no âmbito do qual estão planeadas mais 394 cirurgias até ao final do ano.


Ainda este ano, segundo a titular da pasta da Saúde, deverá arrancar o Sistema de Informação de Imagiologia para todo o Serviço Regional de Saúde, que permitirá aceder de forma rápida aos exames, melhorando a segurança e a qualidade e reduzindo a duplicação de exames.


Relativamente ao trabalho realizado este ano, Teresa Machado Luciano afirmou que, no final de outubro, já tinham sido realizadas 465 mil consultas nas Unidades de Saúde de Ilha e quase 272 mil nos três hospitais da Região.


Em setembro de 2019, o Serviço Regional de Saúde contava com mais de 5.200 profissionais, o valor mais elevado dos últimos sete anos, nomeadamente 1.645 enfermeiros, 637 médicos, dos quais 143 de Medicina Geral e Familiar, 357 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 61 técnicos superiores de saúde, como nutricionistas e psicólogos, e 25 médicos dentistas.


A Secretária Regional destacou ainda a promoção da acessibilidade, indicando que as ilhas sem hospital receberam, nos primeiros nove meses do ano, quase oito mil consultas de especialidade.


GaCS/SRS

2019-11-27 17:34:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados