Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Valorização e qualificação dos pescadores continuam ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Governo assume compromisso de tudo fazer para que a ...

José Contente classifica Plano e Orçamento para 2020 como “marcadamente dedicado às pessoas”

PS Açores - José Contente classifica Plano e Orçamento para 2020 como “marcadamente dedicado às pessoas”

Um Plano e Orçamento “marcadamente dedicado às pessoas”. Foi assim que José Contente classificou os documentos em análise esta semana, no parlamento dos Açores.


Na sua intervenção de tribuna dedicada à Ciência, Tecnologia e Assuntos do Mar, o deputado da bancada socialista considera que o plano da Região para 2020 “alicerça novos desafios” e destacou a palavra ‘inovação’ como sendo o fundamento dos investimentos inscritos na verba destinada a esta área.


“Entende-se que inovar é trabalhar para que, na próxima década, aumente o investimento externo, com sustentabilidade ambiental e sociocultural. Desafios que também passam por rentabilizar os parques tecnológicos e ganhar projetos emergentes”, afirmou.


José Contente destacou a “inovação” como “fator crucial refletido em 85% da produtividade” das economias modernas e destacou a Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I D & I) como os três pilares do Plano da Região para o próximo ano “com 15.8 milhões de euros”, um aumento de 14%.


“A aposta no conhecimento e na inovação faz-se na promoção da internacionalização da investigação, na transferência do conhecimento para as empresas, na Educação para a Ciência, na preparação para o novo programa de financiamento «Horizonte Europa» e no cluster espacial e tecnológico”, considerou o parlamentar.


O deputado do Partido Socialista dos Açores sublinhou também a criação de emprego qualificado no âmbito da Ciência e Tecnologia: “as start-ups já abraçam novas metas; exportar e criar riqueza para se transformarem em empresas grow-up-scale-up”, dando o exemplo do TERINOV (Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira) e do NONAGON (Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel).


“O TERINOV que nos primeiros 11 meses de operação efetivou 19 empresas e 76 postos de trabalho qualificado, mais os sete postos de trabalho que serão integrados no Air Centre; o NONAGON que integra 42 empresas, 200 postos de trabalho e mais de sete milhões de euros resultantes de exportação. Acrescento ainda a RAEGE [Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais] e a ESA [Agência Espacial Europeia] com mais 12 postos de trabalho qualificados”, realçou.


José Contente enalteceu também o “o caso de sucesso” que é o Terceira Tech Island, o hub da Praia da Vitória que “está virado para o Mundo e é um pilar de modernidade”, cuja “eficiência económica, inovação, empregabilidade, mobilidade interempresarial, competências qualificadas e boa remuneração dos formados” fixa jovens e religa “novas oportunidades” para programadores.


No setor dos assuntos do Mar, o deputado salientou as medidas “concretas” na gestão costeira, incluídas no Plano que conclui e a legislatura atual, “na Biodiversidade e Política do Mar, na promoção da Economia do Mar através da Escola do Mar dos Açores, sediada no Faial”.


“O Plano de 2020 reforça o tripé da confiança: ação, solidariedade e proximidade. Em tempo pré-eleitoral, os açorianos já compreenderam que o PS é o grande referencial de confiança e futuro colocando as Pessoas no coração das suas políticas”, concluiu José Contente.

2019-11-27 12:32:01, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados