Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Deputados do Partido Socialista empenhados na defesa...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Plano para 2020 garante melhores condições para alun...

Renata Correia Botelho considera Cultura uma arma de combate à passividade, pobreza e exclusão social

PS Açores - Renata Correia Botelho considera Cultura uma arma de combate à passividade, pobreza e exclusão social

“A Cultura é uma poderosa arma de combate à passividade e ao conformismo, à pobreza, à exclusão social; uma poderosa arma ao serviço de uma cidadania plena, esclarecida, crítica e reivindicativa”, afirmou Renata Correia Botelho.


A deputada falava no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para o ano de 2020, na área da Cultura, esta terça-feira, na Horta.


Sob a frase «Sem Cultura, o Homem é um vassalo, não um cidadão», do historiador e “resistente antifascista” Victor de Sá, Renata Correia Botelho realçou os investimentos do Governo dos Açores neste setor, começando por sublinhar a verba no Orçamento da Região de 1,7%, “quando, no continente português e pelo Mundo, se reivindica 1%”.


“É nisto que o Partido Socialista acredita de facto: a Cultura é um bem essencial, uma dimensão central da existência, um bem imprescindível à vida individual e coletiva. É por isto que o PS se bate: por uma cultura para todos, que de todos parta, que a todos chegue”, considerou a parlamentar.


Renata Correia Botelho afirmou que com a Rede de Bibliotecas e Arquivos Regionais concluída se entra, agora, “numa nova etapa”. Com o investimento já realizado e recentemente inaugurado, a Casa do Tempo – do Ecomuseu da ilha do Corvo – “temos agora uma estrutura física museológica em cada uma das ilhas”.


“Mas o investimento prossegue e, em 2020, com a construção em curso do Museu Francisco Lacerda (em São Jorge), com a empreitada da segunda fase do Museu Carlos Machado (em São Miguel), com a execução do projeto para o Núcleo de Construção Naval do Museu em Santo Amaro (no Pico), com a prossecução do Ecomuseu (no Corvo), com as obras na antiga Torre do Aeroporto e no antigo Cinema do Aeroporto (em Santa Maria), assistiremos a uma extraordinária qualificação dos Museus Regionais”, enumerou a deputada da bancada socialista.


Assim, Renata Correia Botelho acredita que se cumpriu o objetivo “fundamental” de dotar todas as ilhas de uma unidade museológica de “referência, evocativa daquele território particular, que se relaciona diretamente com aquela comunidade específica, mas cuja relevância se estende a uma realidade arquipelágica”.


“É tudo isto que diferencia e enriquece os Açores, onde 1,7% do investimento é dirigido à Cultura”, concluiu a deputada.


 


O Presidente do Governo garantiu hoje, na Horta, que a normalização do abastecimento de mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo constitui o objetivo prioritário, que poderá ser alcançado em breve com a conclusão dos trabalhos para libertar mais área de cais acostável no Porto das Lajes das Flores.


 

2019-11-26 17:23:49, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados