Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Isabel Quinto realça medidas de “política social ati...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Deputados do Partido Socialista empenhados na defesa...

Objetivo prioritário é garantir normalização do abastecimento às Flores e Corvo, afirma Vasco Cordeiro

PS Açores - Objetivo prioritário é garantir normalização do abastecimento às Flores e Corvo, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje, na Horta, que a normalização do abastecimento de mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo constitui o objetivo prioritário, que poderá ser alcançado em breve com a conclusão dos trabalhos para libertar mais área de cais acostável no Porto das Lajes das Flores.


“Existem várias hipóteses que estão já analisadas neste momento, incluindo navios de diverso comprimento, calado e capacidade, sendo objetivo do Governo garantir um navio que sirva este abastecimento, dando resposta às necessidades da ilha das Flores”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na Assembleia Legislativa.


Recorde-se que, em outubro, a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores destruiu totalmente o Porto das Lajes das Flores, sendo que, atualmente, apenas está operacional um cais paralelo que, por edital do Capitão do Porto da Horta, permite a operação de navios até 60 metros e com calado de quatro metros.


“Isso é manifestamente insuficiente para o movimento de mercadorias que servia as Flores, o qual, tendo em conta o histórico, seria de cerca de 60 a 70 contentores de 15 em 15 dias, incluindo a mercadoria para o Corvo”, referiu Vasco Cordeiro, no primeiro dia do debate parlamentar sobre as propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano.


Segundo disse, se as condições atmosféricas o permitirem, esta semana deverão ficar concluídos os trabalhos que estão a decorrer para libertar mais área de cais acostável e para assegurar maior profundidade para a operação de navios.


“Será em função dos dados que resultam deste trabalho, e do que o posterior edital do Capitão do Porto da Horta determinar, que será possível determinar que tipo de navio é que pode operar no Porto das Lajes”, avançou.


Logo após a passagem do furacão Lorenzo, a Atlânticoline, por orientação do Governo dos Açores, iniciou a procura de navios alternativos para reforçar a capacidade de resposta e de fiabilidade da operação de abastecimento ao Grupo Ocidental do arquipélago.


“Apesar de toda a disponibilidade e de toda a colaboração dos armadores do tráfego local, o facto é que os navios que existem neste momento não têm a capacidade de resposta, nem asseguram o nível de fiabilidade da operação que é necessária para o abastecimento a estas ilhas, sobretudo no inverno”, referiu o Presidente do Governo.


Face a estas circunstâncias, o objetivo prioritário do Governo é normalizar a situação de abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”, adiantou Vasco Cordeiro, ao salientar que, resolvida esta questão, ”tudo se normalizará, não havendo, por isso, necessidade de se criarem medidas de apoio social ou de outro cariz”.


GaCS/PC

2019-11-26 17:21:45, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados