Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vagas em lares residenciais mais do que triplicaram em três anos, destaca Vasco Cordeiro


Porto do Topo com condições para servir pescas e turismo em São Jorge, afirma Vasco Cordeiro


Mais profissionais e melhores infraestruturas garantem Serviço Regional de Saúde cada vez mais completo, afirma Presidente do Governo


Novo Matadouro de São Jorge é símbolo da abertura de novo ciclo para o setor da carne na Região, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS II"
2020-01-25
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Responsabilidades"
2020-01-25
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Entrar a perder… com 63 autogolos!"
2020-01-25
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"“Não estou para ser, mas para fazer”"
2020-01-23
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Calamidades e Infortúnios"
2020-01-20
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Acordos"
2020-01-19
Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS"
2020-01-19
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS desafia PSD/Faial a clarificar o que defende para...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
República aprova “situação de calamidade” a propósit...

Entra hoje em vigor lei que facilita acesso dos Açorianos a casas com energias mais sustentáveis e mais seguras

PS Açores - Entra hoje em vigor lei que facilita acesso dos Açorianos a casas com energias mais sustentáveis e mais seguras

Entrou hoje em vigor o regime jurídico das instalações de gás combustível em edifícios nos Açores: “Este diploma tem sobretudo uma grande alteração, em relação ao passado, tem a proposta do PS dos Açores que tem o objetivo de garantir mais liberdade de escolha aos Açorianos relativamente às energias que pretendem utilizar nas suas casas”, afirmou Francisco César, Presidente da bancada socialista.


O Decreto Legislativo Regional foi promulgado pelo Representante da República, apesar da contestação da Associação Regional de Revendedores de Combustíveis Açores, e foi publicado ontem em Diário da República.


“Nós conseguimos eliminar a obrigação que existia anteriormente em relação às instalações de gás, nas habitações e nos edifícios, que obrigava todos os consumidores, quer quisessem ou não, a terem essas mesmas instalações mesmo quando não as pretendiam utilizar”, adiantou o líder parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.


Francisco César esclareceu, ainda, que “com essas regras anteriores, quem construía uma casa nos Açores tinha diversos encargos associados a essa obrigação, principalmente naquelas ilhas mais pequenas, em que para além da instalação, era preciso pagar a deslocação de técnicos para certificar as instalações e até para garantir que elas tivessem o selo de inspeção que estava anteriormente previsto na lei”.


Agora, adianta o Presidente do GPPS, “esta obrigação deixa de existir e os Açorianos, quer na fase de construção quer na fase de compra de uma habitação, podem escolher, têm liberdade de escolher, se a casa em que querem viver, será uma casa que tem instalação de gás ou tem outro tipo de fonte de energia”.


Para Francisco César “com esta alteração, nós damos sobretudo a possibilidade de os Açorianos escolherem a política energética que querem seguir no futuro, garantindo que as pessoas que preferem recorrer a energias mais sustentáveis e mais seguras, não são penalizadas na aquisição das suas habitações”.


No fundo, conclui, “o que este diploma que aprovamos – e que é uma reforma muito importante que apresentamos – vem trazer é a possibilidade dos Açorianos seguirem a politica energética que pretendem para o futuro, também tendo em conta, o custo que isso pode ter e sabendo, à partida, qual o custo que isso pode ter, na compra da sua habitação e da sua vivência diária”.

2019-11-07 16:46:04, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados