Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro


Segunda fase do NONAGON avança no primeiro semestre de 2020, anuncia Vasco Cordeiro


Reunião “produtiva” com António Costa no âmbito do relacionamento estável com o Governo da República, afirma Vasco Cordeiro


“Açores Primeiro é um exercício de liberdade, cidadania, responsabilidade e de Autonomia”, afirmou Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Plano de 2020"
2019-11-13
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"200 mil votos cabem em 270 segundos?"
2019-11-16
Lara Martinho Lara Martinho
"NOVO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO"
2019-11-16
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Direito e ocasião"
2019-11-17
Tiago Branco Tiago Branco
"Porto da Horta: Que futuro?"
2019-11-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"A pedido..."
2019-11-09
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Terceira Tech Island: a nossa “Web Summit” em permanência!"
2019-11-09
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Ciência e Mar são novas áreas da relação entre os Aç...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Investimentos em curso e previstos para a Quinta de...

Presidente do Governo visita Clube Vasco da Gama e garante apoio para o ensino da língua portuguesa na Bermuda

PS Açores - Presidente do Governo visita Clube Vasco da Gama e garante apoio para o ensino da língua portuguesa na Bermuda

O Presidente do Governo visitou, esta segunda-feira, o Clube Vasco da Gama, na Bermuda, onde deixou a garantia de continuar a parceria que tem permitido o ensino da língua portuguesa junto das gerações mais novas neste território.


“Estamos fortemente empenhados em trabalhar com o Clube Vasco da Gama, através da sua Escola Portuguesa, na perpetuação do conhecimento sobre a nossa língua e a nossa cultura junto das gerações mais jovens”, assegurou Vasco Cordeiro, no final do terceiro dia da visita oficial que está a realizar à Bermuda, a convite do Premier Edward David Burt.


Segundo disse, esta parceria, além de ter um impacto direto na aprendizagem dos alunos que frequentam a Escola Portuguesa, permite “encarar com confiança o futuro do Clube Vasco da Gama, certo que este permanecerá um porto seguro para a comunidade portuguesa na Bermuda, a sua afirmação no contexto desta sociedade, mas também a preservação das nossas tradições e cultura”.


Na sua intervenção, o Presidente do Governo considerou ainda que o Clube Vasco da Gama é uma instituição que tem sido “verdadeiramente central” no contexto da comunidade portuguesa na Bermuda, desde logo, pela sua longevidade, mas, sobretudo, pela “perseverança da ação que tem empreendido, desde a sua fundação, na salvaguarda dos valores, da cultura, das tradições e, muito em particular, da nossa língua junto das gerações mais novas de luso-descendentes”.


“O Clube Vasco da Gama tem ido, por mais de uma vez ao longo da sua história, muito mais além do que local de mero convívio e de confraternização entre portugueses neste território”, recordou o Presidente do Governo, para quem as “funções de representação do Estado são fundamentais para a defesa e salvaguarda dos nossos interesses enquanto país e enquanto Povo”.


“Mesmo nestas circunstâncias, é importante reconhecer que há sempre espaço para fazer mais e melhor na defesa das nossas comunidades e na provisão dos instrumentos que garantam a proximidade e o conhecimento detalhado da realidade de cada uma delas, das suas necessidades nas mais diferentes latitudes”, afirmou Vasco Cordeiro.


Deixou ainda a garantia de que o Governo dos Açores está “pronto, disponível e interessado para continuar, de forma empenhada e ativa, a trabalhar para o reforço daquela é a consciência por parte, desde logo, dos governos das comunidades de acolhimento da importância e do papel que as comunidades açorianas aí desempenham”.


Esta é a primeira deslocação oficial de Vasco Cordeiro à Bermuda, que foi destino da emigração açoriana desde meados do século XIX.


Estima-se que cerca de 20 a 25 por cento da população das Bermuda seja descendente de portugueses, dos quais 90 por cento de origem açoriana.


Hoje, último dia desta visita oficial, o Presidente do Governo encontra-se com o Premier da Bermuda, visitando, de seguida, a Portuguese Rock, localizada na Reserva Natural Spittal Pond.


GaCS/PC

2019-11-05 09:43:08, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados