Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro


Segunda fase do NONAGON avança no primeiro semestre de 2020, anuncia Vasco Cordeiro


Reunião “produtiva” com António Costa no âmbito do relacionamento estável com o Governo da República, afirma Vasco Cordeiro


“Açores Primeiro é um exercício de liberdade, cidadania, responsabilidade e de Autonomia”, afirmou Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Plano de 2020"
2019-11-13
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"200 mil votos cabem em 270 segundos?"
2019-11-16
Lara Martinho Lara Martinho
"NOVO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO"
2019-11-16
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Direito e ocasião"
2019-11-17
Tiago Branco Tiago Branco
"Porto da Horta: Que futuro?"
2019-11-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"A pedido..."
2019-11-09
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Terceira Tech Island: a nossa “Web Summit” em permanência!"
2019-11-09
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Vereadores do PS votam contra Plano e Orçamento 2020...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Obras no Centro de Saúde das Velas demonstram compro...

Vasco Cordeiro enaltece valores dos Açorianos que partiram para a Bermuda para “lutar por uma vida melhor”

PS Açores - Vasco Cordeiro enaltece valores dos Açorianos que partiram para a Bermuda para “lutar por uma vida melhor”

O Presidente do Governo destacou a “aventura” dos Açorianos que, a partir do século XIX, partiram para a Bermuda para “lutar por uma vida melhor”, salientando que estes valores devem servir de motivação para reforçar a atual relação entre os Açores e a Bermuda.


“Estamos a celebrar um facto histórico, mas gostava de vos convidar a olhar em frente para o que representa este aniversário. Ele representa a vontade de lutar por uma vida melhor, o empenhamento de ajudar a construir uma terra que não é aquela onde se nasceu e a tenacidade de ultrapassar a ausência da família”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava sábado numa receção oferecida pelo Premier Edward David Burt, no final do primeiro dia da deslocação oficial à Bermuda, no âmbito das comemorações dos 170 anos da chegada dos primeiros portugueses a este território ultramarino britânico.


“Estes não são valores apenas de 170 anos atrás. Estes são valores que estão ainda presentes nas nossas sociedades”, frisou Vasco Cordeiro, para quem a “melhor forma de honrar aqueles que, há 170 anos atrás, embarcaram nesta aventura é com olhos postos no futuro” nesta relação entre os Açores e Bermuda.


“Vamos olhar para o futuro e ver como podemos reforçar esta relação entre dois povos e dois territórios que estão empenhados com estes valores e honrar estes passado comum”, preconizou o Presidente do Governo.


Esta é a primeira deslocação oficial de Vasco Cordeiro à Bermuda, que foi destino da emigração açoriana desde meados do século XIX.


Estima-se que cerca de 20 a 25 por cento da população das Bermuda seja descendente de portugueses, dos quais 90 por cento de origem açoriana.


Hoje, Vasco Cordeiro visita a exposição permanente 'Azores e Bermuda', no Museu Nacional da Bermuda, que retrata a importância e a influência, ao longo do tempo, da comunidade para o desenvolvimento daquele território, participando, à tarde, na procissão em honra da comunidade portuguesa.


A noite deste dia está reservada para a sessão solene de comemoração da chegada dos portugueses à Bermuda, organizada por uma Comissão composta pelo Governo da Bermuda, pela Casa dos Açores da Bermuda, pela Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo da Bermuda e pela Comissão das Festas do Divino Espírito Santo da Bermuda, entre outras entidades.


A segunda-feira, feriado nacional instituído este ano para assinalar a chegada dos portugueses à Bermuda, inicia-se com uma cerimónia de descerramento de uma placa alusiva à imigração para a Bermuda, em que participará também o Premier Edward David Burt, enquanto que, à tarde, Vasco Cordeiro inaugurará a sede da Casa dos Açores na Bermuda, encontrando-se com a comunidade açoriana.


Além disso, está prevista uma visita ao Clube Vasco da Gama, fundado em 1935, e que é responsável pela Escola Portuguesa, dedicada ao desenvolvimento e preservação da língua portuguesa, projeto que é apoiado pelo Governo dos Açores.


No último dia desta visita oficial, o Presidente do Governo encontra-se com o Premier da Bermuda, visitando, de seguida, a Portuguese Rock, localizada na Reserva Natural Spittal Pond.


GaCS/PC

2019-11-03 17:27:26, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados