Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Resultados concretos comprovam “profunda mudança estrutural” registada no setor vitivinícola, destaca Vasco Cordeiro


Novo terminal de passageiros consta do Plano de Reordenamento do Porto da Praia da Graciosa – Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Vasco Cordeiro enaltece sentido de responsabilidade ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS critica incompetência e mau planeamento da interv...

“Aquilo que precisa de ser feito já está ser feito” para assegurar o abastecimento às Flores, garante Vasco Cordeiro

PS Açores - “Aquilo que precisa de ser feito já está ser feito” para assegurar o abastecimento às Flores, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que “aquilo que precisa de ser feito já está a ser feito” para assegurar à população das Flores o abastecimento de víveres e combustível, na sequência dos elevados estragos provocados no porto comercial das Lajes pelo furacão Lorenzo.


“São visíveis todas as dificuldades que a destruição deste porto acarreta para as Flores, mas é necessário ter presente que o que precisa de ser feito está já a ser feito, no sentido de garantir o abastecimento à ilha de víveres, géneros e combustível, com uma solução que, obviamente, tem em conta esta realidade”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava aos jornalistas no Porto das Lajes das Flores, depois de ter acompanhado a visita que o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Viera, e o Ministro do Planeamento, Nelzon de Sousa, efetuaram esta manhã a esta infraestrutura, que sofreu danos significativos com a passagem do furacão Lorenzo.


“Há agora todo um trabalho que já se iniciou, e que exige o máximo de rigor, para fazer o levantamento exato daquilo que implica a reconstrução desta infraestrutura”, adiantou Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Executivo está determinado em “avançar rapidamente para os trabalhos de recuperação dos efeitos desta calamidade”.


“Aquilo que precisa de ser feito já está a ser feito, seja na componente de regular o consumo, seja na componente de avaliar o estado em que se encontra a baía do porto das Lajes para a circulação de embarcações, seja ainda no planeamento de uma solução alternativa para abastecimento de combustível e géneros à ilha das Flores”, referiu.


Segundo disse, face a esta situação excecional, vários departamentos do Governo dos Açores estão a trabalhar na “melhor solução possível para servir os Florentinos, garantindo que não faltam os bens essenciais” no Grupo Ocidental.


De acordo com o Presidente do Governo, a expectativa é que, ainda hoje, chegue à ilha das Flores uma equipa da Portos dos Açores que fará uma primeira avaliação da situação e dos danos, à semelhança do que está também a ser realizado em outras infraestruturas portuárias da Região.


“O essencial é ter uma estimativa que deve ser rigorosa, que não deve ser precipitada. É assim que estamos a fazer e é isso que garante a melhor resposta possível às necessidades das pessoas”, assegurou Vasco Cordeiro, ao destacar ainda que a visita dos Ministros Adjunto e da Economia e do Planeamento às ilhas das Flores e do Faial constitui “uma mensagem que é forte, do ponto de vista da solidariedade e da prontidão com que a República se disponibiliza a ajudar a Região nestes momentos mais exigentes”.


Relativamente à declaração de crise energética, Vasco Cordeiro adiantou que esta medida, publicada hoje, visa exatamente garantir que não falta combustível na ilha, no sentido de regular o seu consumo e, por essa via, garantir que as reservas são suficientes até à concretização de uma solução.


“Também aqui é necessário serenidade e tranquilidade para que as coisas sigam o seu termo, tendo nós bem presente a urgência desta situação”, afirmou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2019-10-03 16:09:22, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados