Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro apresenta balanço dos prejuízos do furacão Lorenzo e anuncia medidas de apoio já aprovadas


Vasco Cordeiro preside à Assembleia-Geral da CRPM com fundos comunitários e coesão na agenda


PS garante que os Açorianos passam a ter liberdade para escolher entre usar gás ou outras fontes de energia


Adesão dos Açorianos faz do Orçamento Participativo uma “história de sucesso”, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Rescaldo"
2019-10-12
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Dire(i)to à política: Auspícios, factos e alguma animação"
2019-10-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Os eleitores gostam mesmo da “geringonça”?"
2019-10-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A abstenção espelha uma crise de participação cívica"
2019-10-10
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Missão geral: reerguer, recuperar e reconstruir!"
2019-10-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Beijos…"
2019-10-05
Tiago Branco Tiago Branco
"Que diferença!"
2019-10-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS faz balanço negativo da gestão camarária em Ponta...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Aquilo que precisa de ser feito já está ser feito” ...

Vasco Cordeiro enaltece sentido de responsabilidade dos Açorianos e profissionalismo e dedicação de todos os envolvidos nas operações do furacão Lorenzo

PS Açores - Vasco Cordeiro enaltece sentido de responsabilidade dos Açorianos e profissionalismo e dedicação de todos os envolvidos nas operações do furacão Lorenzo

O Presidente do Governo destacou hoje o facto de a passagem do furacão Lorenzo não ter provocado vítimas, o que se deve ao sentido de responsabilidade com que cada Açoriano encarou este fenómeno, mas também ao profissionalismo e dedicação de todos aqueles que estiveram envolvidos nesta operação.


“A segurança das pessoas foi o principal. O facto de, até este momento em que estou a falar, não haver vítimas a registar, deve-se, em primeiro lugar, à responsabilidade com que cada um dos Açorianos encarou este momento de provação”, afirmou Vasco Cordeiro na ilha das Flores, onde acompanhou a passagem do furacão durante a madrugada e manhã desta quarta-feira.


Segundo disse, esse facto deve-se também ao “profissionalismo, à dedicação e ao empenho de todos aqueles que estiveram envolvidos na preparação e na fase mais crítica da passagem do furacão”, como foi o caso dos bombeiros voluntários, dos profissionais da Proteção Civil, dos funcionários da Administração Regional, das Forças Armadas e de Segurança, dos Rádio Amadores e dos profissionais da Comunicação Social, entre muitos outros.


“A todos eles se deve, em grande medida, o facto de não haver vítimas a registar. Há muito trabalho, há danos que se afiguram elevadíssimos, mas faremos o que os Açorianos fazem há cerca de 600 anos neste arquipélago – reconstruir e andar para a frente”, assegurou Vasco Cordeiro.


Falando no final da manhã desta quarta-feira, o Presidente do Governo referiu que, em relação às Flores, a destruição que se verificou no Porto das Lajes “põe em causa aspetos fundamentais, como o abastecimento à ilha das Flores”, além das situações de realojamentos que tiveram de ser feitos.


“No Faial, há situações com desalojados, que nos merecem preocupação. Assim que for possível, em termos de condições de segurança, avançaremos de imediato para a avaliação das condições destas habitações”, garantiu Vasco Cordeiro, ao sublinhar que, no caso do Pico, foi também necessário proceder a evacuações por precaução.


“Há um conjunto de áreas que, quando o tempo melhorar, vamos avaliar com maior exactidão para apurar a extensão dos danos. Vamos começar já a trabalhar para repor a normalidade das pessoas que viram as suas habitações afetadas por este mau tempo, assim como nas infraestruturas”, afirmou Vasco Cordeiro.


Durante esta madrugada, o Presidente do Governo, que acompanhou o evoluir da situação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, visitou os operacionais das Obras Públicas que foram reforçar os meios humanos e materiais existentes na ilha, além de ter estado em contacto permanente com os secretários regionais que se deslocaram para as restantes oito ilhas para acompanhar a situação da passagem do furacão Lorenzo.


GaCS/PC

2019-10-02 16:06:01, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados