Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro apresenta balanço dos prejuízos do furacão Lorenzo e anuncia medidas de apoio já aprovadas


Vasco Cordeiro preside à Assembleia-Geral da CRPM com fundos comunitários e coesão na agenda


PS garante que os Açorianos passam a ter liberdade para escolher entre usar gás ou outras fontes de energia


Adesão dos Açorianos faz do Orçamento Participativo uma “história de sucesso”, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Rescaldo"
2019-10-12
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Dire(i)to à política: Auspícios, factos e alguma animação"
2019-10-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Os eleitores gostam mesmo da “geringonça”?"
2019-10-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A abstenção espelha uma crise de participação cívica"
2019-10-10
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Missão geral: reerguer, recuperar e reconstruir!"
2019-10-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Beijos…"
2019-10-05
Tiago Branco Tiago Branco
"Que diferença!"
2019-10-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e das Reformas ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS/Açores lança repto à oposição para construir “um ...

PS/Açores realça “esforço tremendo” da SATA para satisfazer as necessidades de todas as ilhas

PS Açores - PS/Açores realça “esforço tremendo” da SATA para satisfazer as necessidades de todas as ilhas

“Todos nós, sem exceções, andámos a pedir melhores acessibilidades para as nossas ilhas - fazemos isso há anos - e se formos ver as estatísticas, de forma séria, temos que reconhecer que da parte do Governo Regional e da parte da SATA houve um esforço tremendo para satisfazer as necessidades de cada uma das nossas ilhas”, afirmou José Ávila.


“E isso com os deputados a pedir mais voos, mais acessibilidades, sem nunca pensarem no lado da despesa, porque cada voo a mais, implica mais custos”, acrescentou o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, esta terça-feira, durante o Plenário, em que o tema SATA esteve, novamente, em debate.


“Nós, no PS damos a cara quando as coisas não correm bem - e sabemos que as coisas nem sempre correm bem na área dos transportes -, mas uma coisa é certa, a SATA tem feito um esforço tremendo para tentar resolver a procura por voos em todos as ilhas dos Açores, não é só numa, é em todas”, sublinhou o parlamentar


José Avila recordou os aumentos registados: No Faial, onde se reivindicava o aumento de ligações diretas a Lisboa, a SATA passou de 303 para 323, em quatro anos. No Pico, onde se pediram mais voos no verão, as ligações passaram de 65 para 138. Em São Jorge, em 5 anos, os voos passaram de 570 para 769 e os passageiros desembarcados de 24 mil para 37 mil. Nas Flores, a oferta de voos passou de 573 para 836. Em Santa Maria, os passageiros desembarcados passaram de 30 mil para 46 mil. No Corvo, houve mais 110 voos e os passageiros desembarcados aumentaram para mil.  “Não me digam que não houve aqui um esforço da SATA”, insistiu o deputado.


Também o deputado André Rodrigues usou da palavra para sublinhar as mudanças significativas que ocorreram na companhia açoriana: “Em 10 anos a SATA, que transportava 900 mil passageiros, passou a transportar 1,7 milhões e passou a operar 22 mil voos, em vez dos sete mil voos que fazia há 10 anos. Estes números demonstram o percurso que foi feito pelo grupo ao serviço dos Açores e ao serviço dos açorianos, ao mesmo tempo que enfrentava uma nova realidade, um novo modelo de acessibilidades, com um mercado aberto, com uma forte concorrência da TAP, com low-costs, com outra dimensão e agressividade comercial. Mas foi a SATA e os seus colaboradores que disseram presente. Disseram presente ao serviço da mobilidade dos Açorianos, disseram presente ao serviço da economia açoriana e ao desenvolvimento da Região”


Reconhecendo a situação delicada em que a SATA se encontra, referiu a necessidade de inverter, corrigir e alterar os resultados da SATA para o bem do futuro dos Açores. O PS está disponível para fazer tudo para atingir a sustentabilidade da empresa, tendo o Conselho de Administração a responsabilidade de prosseguir e concretizar a reestruturação financeira, operacional e da estrutura.

2019-09-10 14:13:49, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados