Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro apresenta balanço dos prejuízos do furacão Lorenzo e anuncia medidas de apoio já aprovadas


Vasco Cordeiro preside à Assembleia-Geral da CRPM com fundos comunitários e coesão na agenda


PS garante que os Açorianos passam a ter liberdade para escolher entre usar gás ou outras fontes de energia


Adesão dos Açorianos faz do Orçamento Participativo uma “história de sucesso”, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Rescaldo"
2019-10-12
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Dire(i)to à política: Auspícios, factos e alguma animação"
2019-10-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Os eleitores gostam mesmo da “geringonça”?"
2019-10-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A abstenção espelha uma crise de participação cívica"
2019-10-10
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Missão geral: reerguer, recuperar e reconstruir!"
2019-10-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Beijos…"
2019-10-05
Tiago Branco Tiago Branco
"Que diferença!"
2019-10-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Partido Socialista é o motor da mudança nos Açores n...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro participa em Washington na reunião da...

Plano e Orçamento para 2020 vai potenciar mudança que tem estado a acontecer nos Açores nos últimos anos, anuncia Vasco Cordeiro

PS Açores - Plano e Orçamento para 2020 vai potenciar mudança que tem estado a acontecer nos Açores nos últimos anos, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que a proposta de Plano para 2020 pretende dar resposta aos desafios que se colocam à Região, face à mudança que se verificou nos Açores em relação ao início desta legislatura, e anunciou que o próximo Orçamento vai permitir o aproveitamento integral dos fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio.


“Este será o Plano que concluirá esta legislatura. O dia de hoje, com as posições que foram expressas pelos parceiros sociais e partidos políticos, é bem elucidativo das mudanças que os Açores sofreram ao longo destes quatro anos”, afirmou Vasco Cordeiro.


Após ter recebido, ao longo de todo o dia, os vários parceiros sociais e os partidos políticos com vista à preparação das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, o Presidente do Governo adiantou que a Região enfrenta atualmente “desafios diferentes e novos” daqueles que se verificavam há quatro anos em áreas como o Turismo, a Habitação e o Emprego, entre outras.


“Há quatro anos discutia-se como conseguiríamos trazer mais turistas para a Região e tornar esse crescimento em algo consistente. Hoje o desafio é como é que lidamos, nos mais variados aspetos, como o aumento que se verifica do ponto de vista do acesso à nossa Região”, destacou.


Segundo disse, no caso da Habitação, no início da legislatura, o grande desafio tinha a ver com a recuperação do parque habitacional, enquanto atualmente é necessária uma “atenção a este setor” para dar resposta à capacidade que as famílias têm de quererem, legitimamente, a sua habitação.


Ao nível do mercado de trabalho, Vasco Cordeiro destacou o desafio atual de também dar resposta à procura crescente de mão-de-obra em determinadas áreas, assim como à criação de emprego qualificado e melhor remunerado, apontando os exemplos do Terceira Tech Island, do Space Port, em Santa Maria, e dos projetos ligado ao Mar na ilha do Faial.


Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Executivo açoriano recordou, por outro lado, que 2020 será o ano da conclusão do atual Quadro Comunitário de Apoio, salientando que o próximo Plano e Orçamento permitirá cumprir o compromisso do aproveitamento integral dos fundos comunitários que estiveram e estão à disposição da Região.


“Isso é particularmente significativo, não por aquilo que significa apenas do ponto de vista de utilização desses recursos financeiros, mas por aquilo que isso significa para os Açorianos nas várias áreas, como a Saúde e a Educação, mas também da competitividade das nossas empresas”, destacou.


Após ter recebido a Federação das Pescas dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, a UGT/Açores, a CGTP-IN/Açores, o BE, o PCP, o CDS/PP, o PSD e o PS, Vasco Cordeiro salientou que os documentos que o Governo apresentará à Assembleia Legislativa prosseguem, assim, a estratégia da sustentabilidade económica, social e ambiental da Região.


“A sustentabilidade de mantermos uma trajetória de crescimento sólida e consolidada que se traduza, como se traduziu nestes quatro anos, em melhorias que se repercutem na vida das pessoas é uma das traves-mestres deste Plano para 2020”, referiu o Presidente do Governo.


GaCS/PC

2019-09-07 09:36:02, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados