Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Lara Martinho defende obrigações de serviço público ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Inquérito parlamentar confirma importância da Rede d...

Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região

PS Açores - Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região

O Presidente do Governo destacou o “grande sucesso” da operação de financiamento da Região Autónoma dos Açores no mercado internacional, encerrada hoje no valor global de 223,5 milhões de euros, 163,5 milhões dos quais destinados a refinanciamentos, sendo o restante montante para financiar projetos de investimento.


“Consegue-se aferir o sucesso desta operação a dois níveis. Por um lado, ao nível da procura que o mercado internacional demonstrou pela dívida da Região e, por outro lado, pelo custo a suportar”, afirmou Vasco Cordeiro, ao adiantar que, nesta operação, foi possível obter uma taxa de juro de 1,006%, para um prazo de 10 anos, sendo a “primeira vez que a Região obtém uma taxa fixa tão baixa”.


A procura pelas obrigações excedeu em mais de 50% a oferta, ou seja, a Região necessitava de 223,5 milhões de euros e a procura atingiu os 344 milhões de euros, levando a um rateio entre os investidores, com benefícios adicionais para a Região.


Segundo Vasco Cordeiro, esta operação que se concluiu com “inegável sucesso” permitirá, assim, à Região uma redução substancial dos seus encargos financeiros, representando uma poupança superior a 2 milhões de euros por ano na componente do refinanciamento incluída na mesma.


“Há uma leitura global que se pode fazer do sucesso desta operação. O interesse dos mercados internacionais pelas “obrigações” da Região é revelador da credibilidade das suas contas públicas e da capacidade que a Região demonstra ter para honrar os seus compromissos financeiros”, assegurou o Presidente do Governo.


Recorde-se que as notações positivas de investimento, recentemente atribuídas pelas agências Fitch e DBRS, contribuíram também para o sucesso desta operação.


A operação foi liderada pelo consórcio financeiro internacional BEKA FINANCE e CRÉDIT AGRICOLE, tendo as obrigações sido colocadas à disposição de investidores institucionais.


GaCS/PC

2019-07-16 18:21:07, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados