Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
João Castro sublinha iniciativa na defesa do leite

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de op...

Lara Martinho defende obrigações de serviço público para carga e correio nos Açores

PS Açores - Lara Martinho defende obrigações de serviço público para carga e correio nos Açores

A deputada do PS Lara Martinho alertou que a promoção da triangulação do transporte aéreo de carga entre as duas Regiões Autónomas e o Continente, de forma a criar novas sinergias nos mercados agroalimentares das regiões ultraperiféricas portuguesas, a funcionar deverá ter em conta três aspetos fundamentais: “tem de ser um complemento às obrigações de serviço público (OSP) a definir entre os Açores e o Continente; tem de ter em conta a análise por via de estudo mais aprofundado que permita avaliar as verdadeiras necessidades e o potencial económico promovido pela definição destas OSP; e, por último, não poderá colocar em causa o processo de definição de OSP entre o Continente e os Açores”.


A deputada falava durante a discussão na Comissão de Agricultura e Mar sobre o projeto de resolução do PSD a recomendar a triangulação do transporte aéreo de carga entre as duas Regiões Autónomas e o Continente. “Como ponto prévio, consideramos que a definição das OSP para a carga e correio é o caminho adequado para garantir as necessidades da Região Autónoma dos Açores neste domínio, exatamente porque garante padrões mínimos de continuidade, regularidade, preço e capacidade”, asseverou.


A socialista eleita pelo círculo dos Açores frisou que, “sem a definição de OSP, os operadores são livres de definir as suas operações em termos de continuidade, regularidade, preço e capacidade que, no limite, poderão não satisfazer as necessidades globais da região”.


E deu o exemplo recente de uma operação privada de transporte de carga entre Ponta Delgada e Lisboa, “que após poucos meses terminou”.


“Temos, por isso, vindo a sensibilizar e reivindicar junto do Governo da República para a necessidade urgente de conclusão do processo de revisão das OSP nas ligações aéreas de carga Lisboa/Terceira/Ponta Delgada/Lisboa ou Lisboa/Ponta Delgada/Terceira/Lisboa, situação que, em nossa opinião, melhor defende os interesses da Região Autónoma dos Açores”, sublinhou.


Lara Martinho revelou que o Governo já manifestou junto da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) “a sua intenção de iniciar um novo procedimento para fixação de OSP para exploração de serviços aéreos regulares para transporte de carga aérea e correio entre os Açores e o Continente, pelo que estamos numa fase adiantada da definição de OSP para os Açores”.


 

2019-07-16 18:09:56, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados