Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Chãos de Melhoras"
2019-07-10
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“SATA é um importante instrumento de coesão regional...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS/Ribeira Grande - Comunicado:

Novos investimentos marcam visita do Governo ao Faial

PS Açores - Novos investimentos marcam visita do Governo ao Faial

O Secretariado da Ilha do Faial do Partido Socialista considera a visita do Governo Regional à ilha do Faial como mais um momento de afirmação e concretização de investimentos fundamentais para o desenvolvimento da nossa ilha e que acompanham um bom momento da nossa economia e coesão social.


Investimentos inaugurados como o novo Centro de Dia dos Flamengos e ampliação do Jardim Botânico do Faial reforçam a posição e a evolução desta ilha na área social, da conservação da natureza e potencial turístico.


Na área social, destaca-se ainda a concretização em curso do Centro Intergeracional da Feteira, e as execuções dos projetos de ampliação do Centro de Dia da Conceição da APADIF e do novo Centro de Convívio de Castelo Branco.


No âmbito das infraestruturas agrícolas, realça-se o início da empreitada de beneficiação do caminho agrícola da Fligueira, inserido no Perímetro de Ordenamento Agrário dos Cedros /Salão, bem como a reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço. Nesta área, será ainda lançado, no corrente ano, o concurso público para a reabilitação do Pavilhão do Parque de Exposições da ilha do Faial.


Ao nível dos investimentos na rede viária regional da ilha, assinala-se a assinatura do contrato da empreitada de beneficiação e reabilitação da Estrada Regional, que liga o Largo Jaime Melo e a Ribeira do Cabo, no valor de 2 milhões de euros sem recurso a fundos comunitários, o que vai permitir reabilitar cerca de 10 km de estrada. Neste eixo, inclui-se também a reabilitação da reta de Pedro Miguel e o reperfilamento da via adjacente ao Monte Queimado, na sequência da derrocada que lá se verificou e que levou ao encerramento parcial daquela via, ambos os projetos de valor superior a 600 mil euros.


Na saúde, realizou-se uma visita às obras de ampliação do Hospital da Horta e construção do novo Centro de Saúde do Faial, orçadas em cerca de 7 milhões de euros, e que decorrem a bom ritmo, estando prevista a sua conclusão no decorrer do próximo ano.


No âmbito das pescas, foi iniciado o procedimento de concurso público tendo em vista a requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, num valor de cerca de 4,5 milhões de euros.


Ao nível da investigação e ciência, será igualmente lançado o concurso, orçado em 2 milhões de euros, para a contratação de cerca uma dezena de novos investigadores para o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. 


O Secretariado do PS/Faial regista também com satisfação a posição do Governo Regional dos Açores quanto à importância e urgência de reordenar o Porto da Horta, dotando-o de mais e melhores condições de acostagem, segurança e qualidade dos serviços a oferecer ao iatismo, investimento este que considera estrutural e fundamental para o contínuo desenvolvimento e projeção do Faial e dos Açores, tendo já lançado o concurso público para construção do novo edifício destinado às atividades marítimo-turísticas.


No que concerne às acessibilidades aéreas, existem desafios que ainda urge vencer. As irregularidades verificadas na operação da Azores Airlines não contribuem para a mobilidade dos faialenses, nem para uma boa imagem perante aqueles que escolhem o Aeroporto da Horta como porta de entrada para um destino de excelência como são os Açores.


Para o PS/Faial é fundamental que a SATA preste um bom serviço à ilha e melhore a fiabilidade da sua operação, implementando medidas efetivas que a concretizem para que tais situações não voltem a ocorrer no futuro.


A SATA tem contribuído fortemente para o crescimento do setor turístico e económico da ilha do Faial que se tem verificado e é do conhecimento de todos nós, mas situações como as que aconteceram recentemente condicionam esse caminho de crescimento continuado, para além de não promoverem a fiabilidade do nosso destino, sendo, por isso, fundamental dar resposta a essas situações, tal como partilhado pelo Governo Regional.

2019-07-03 16:04:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados