Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo disponível para ser parte do processo de diferenciação e valorização do leite dos Açores, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo recebeu legisladores da Califórnia e membros da California Portuguese American Coalition


Partido Socialista prepara o próximo ano com confiança e tranquilidade


Vasco Cordeiro e António Costa analisaram valorização da Autonomia em encontro muito positivo e promissor


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"A pedido..."
2019-11-09
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Terceira Tech Island: a nossa “Web Summit” em permanência!"
2019-11-09
Lara Martinho Lara Martinho
"WEB SUMMIT"
2019-11-09
Mónica Rocha Mónica Rocha
"1º Leite Biológico Português made in Açores"
2019-11-06
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Jerónimo de Sousa e o princípio da renovação"
2019-11-02
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA LEGISLATURA DE CONTINUIDADE"
2019-11-02
José Contente José Contente
"I D & I"
2019-10-30
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“SATA é um importante instrumento de coesão regional...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS/Ribeira Grande - Comunicado:

Novos investimentos marcam visita do Governo ao Faial

PS Açores - Novos investimentos marcam visita do Governo ao Faial

O Secretariado da Ilha do Faial do Partido Socialista considera a visita do Governo Regional à ilha do Faial como mais um momento de afirmação e concretização de investimentos fundamentais para o desenvolvimento da nossa ilha e que acompanham um bom momento da nossa economia e coesão social.


Investimentos inaugurados como o novo Centro de Dia dos Flamengos e ampliação do Jardim Botânico do Faial reforçam a posição e a evolução desta ilha na área social, da conservação da natureza e potencial turístico.


Na área social, destaca-se ainda a concretização em curso do Centro Intergeracional da Feteira, e as execuções dos projetos de ampliação do Centro de Dia da Conceição da APADIF e do novo Centro de Convívio de Castelo Branco.


No âmbito das infraestruturas agrícolas, realça-se o início da empreitada de beneficiação do caminho agrícola da Fligueira, inserido no Perímetro de Ordenamento Agrário dos Cedros /Salão, bem como a reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço. Nesta área, será ainda lançado, no corrente ano, o concurso público para a reabilitação do Pavilhão do Parque de Exposições da ilha do Faial.


Ao nível dos investimentos na rede viária regional da ilha, assinala-se a assinatura do contrato da empreitada de beneficiação e reabilitação da Estrada Regional, que liga o Largo Jaime Melo e a Ribeira do Cabo, no valor de 2 milhões de euros sem recurso a fundos comunitários, o que vai permitir reabilitar cerca de 10 km de estrada. Neste eixo, inclui-se também a reabilitação da reta de Pedro Miguel e o reperfilamento da via adjacente ao Monte Queimado, na sequência da derrocada que lá se verificou e que levou ao encerramento parcial daquela via, ambos os projetos de valor superior a 600 mil euros.


Na saúde, realizou-se uma visita às obras de ampliação do Hospital da Horta e construção do novo Centro de Saúde do Faial, orçadas em cerca de 7 milhões de euros, e que decorrem a bom ritmo, estando prevista a sua conclusão no decorrer do próximo ano.


No âmbito das pescas, foi iniciado o procedimento de concurso público tendo em vista a requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, num valor de cerca de 4,5 milhões de euros.


Ao nível da investigação e ciência, será igualmente lançado o concurso, orçado em 2 milhões de euros, para a contratação de cerca uma dezena de novos investigadores para o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. 


O Secretariado do PS/Faial regista também com satisfação a posição do Governo Regional dos Açores quanto à importância e urgência de reordenar o Porto da Horta, dotando-o de mais e melhores condições de acostagem, segurança e qualidade dos serviços a oferecer ao iatismo, investimento este que considera estrutural e fundamental para o contínuo desenvolvimento e projeção do Faial e dos Açores, tendo já lançado o concurso público para construção do novo edifício destinado às atividades marítimo-turísticas.


No que concerne às acessibilidades aéreas, existem desafios que ainda urge vencer. As irregularidades verificadas na operação da Azores Airlines não contribuem para a mobilidade dos faialenses, nem para uma boa imagem perante aqueles que escolhem o Aeroporto da Horta como porta de entrada para um destino de excelência como são os Açores.


Para o PS/Faial é fundamental que a SATA preste um bom serviço à ilha e melhore a fiabilidade da sua operação, implementando medidas efetivas que a concretizem para que tais situações não voltem a ocorrer no futuro.


A SATA tem contribuído fortemente para o crescimento do setor turístico e económico da ilha do Faial que se tem verificado e é do conhecimento de todos nós, mas situações como as que aconteceram recentemente condicionam esse caminho de crescimento continuado, para além de não promoverem a fiabilidade do nosso destino, sendo, por isso, fundamental dar resposta a essas situações, tal como partilhado pelo Governo Regional.

2019-07-03 16:04:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados