Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo inaugura residência para doentes deslocados na ilha Terceira que é exemplo de coesão social


Turismo na Terceira tem desafios, mas tendência dos últimos anos é de fortalecimento do setor, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro destaca impacto que apoios à habitação têm na vida dos beneficiários


Vasco Cordeiro visita obra do Terminal de Cargas que vai fortalecer capacidade exportadora da Terceira e dos Açores


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Desnorte total"
2019-10-19
Tiago Branco Tiago Branco
"A Força do Lorenzo contra a força da solidariedade"
2019-10-18
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"A ATUALIDADE E AS SUAS EXIGÊNCIAS"
2019-10-19
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nós, cidadãos..."
2019-10-19
José Contente José Contente
"Estabilidade"
2019-10-16
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Rescaldo"
2019-10-12
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Dire(i)to à política: Auspícios, factos e alguma animação"
2019-10-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Combate às toxicodependências tem resultados positiv...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Esclarecimento do Grupo Parlamentar do PS/Açores

Reforma Curricular é resposta necessária para as novas exigências e garante mais democracia nas escolas dos Açores

PS Açores - Reforma Curricular é resposta necessária para as novas exigências e garante mais democracia nas escolas dos Açores

“Esta reforma curricular é para aumentar não só a capacidade de as escolas poderem ter maior democracia, mas para podermos gerar uma mudança útil neste sistema”, afirmou José Contente, esta quarta-feira no âmbito da discussão em plenário, sobre a organização e gestão curricular da educação básica do Sistema Educativo Regional.


Para o deputado do PS/Açores, a iniciativa do Governo Regional responde às novas exigências: “Os objetivos que são definidos para todo o mundo em matéria de educação vão sendo alterados e isso não tem nada de mal. Refletem exatamente a mudança que acontece nas sociedades, os novos desafios, mas também as novas exigências que impendem sobre os sistemas educativos escolares”.


José Contente considera que tal como as reformas que o Partido Socialista implementou em 2001 e em 2010, esta “nova proposta vai conferir uma maior dignidade ao sistema educativo e acompanhar as mudanças, sem prejuízo de ficar próximo do que se passa no todo nacional”.


Durante o debate, o parlamentar lamentou que “a resistência à mudança” continue a ser a postura de alguma oposição, a mesma que em 2001, dizia que a Região “não tinha competência própria para tomar iniciativas em matéria de reforma curricular”. A mesma que agora não leu os pareceres recebidos, onde fica patentes que a maioria é favorável ao princípio geral da reforma curricular: “Fiquem vossas excelências com a vossa incapacidade de mudança em matéria educacional que nós avançamos para o futuro dos Açores”.


A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Sónia Nicolau, também realçou a importância da reforma que vai ser implementada nas escolas dos Açores: “Existe no nosso entender fundamentação científica e pedagógica internacional e nacional, para aquela que é a mais-valia, desde logo, pela alteração de matrizes curriculares rígidas para matrizes flexíveis, respondendo aos alunos”.


“Bem sabemos, que todas as reformas pecam ora por excesso, ora por defeito. Por excesso, por aqueles que entendem que tudo está bem, mas não perdem a oportunidade de criticar (…) e por defeito, para aqueles que entendem que era preciso mais. O equilíbrio é o mais difícil e esta proposta de Autonomia e Flexibilidade Curricular almeja esse mesmo equilíbrio, procurando contribuir com novas metodologias da prática pedagógica dos professores com os alunos”, acrescentou a parlamentar.


A proposta de decreto legislativo regional aprovada nesta sessão plenária contou com uma proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores para garantir “a possibilidade de não limitação de pessoal docente no cumprimento da matriz base e pela existência de norma clarificadora quanto à avaliação”, explicou Sónia Nicolau.

2019-06-06 10:32:39, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados