Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo inaugura residência para doentes deslocados na ilha Terceira que é exemplo de coesão social


Turismo na Terceira tem desafios, mas tendência dos últimos anos é de fortalecimento do setor, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro destaca impacto que apoios à habitação têm na vida dos beneficiários


Vasco Cordeiro visita obra do Terminal de Cargas que vai fortalecer capacidade exportadora da Terceira e dos Açores


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Desnorte total"
2019-10-19
Tiago Branco Tiago Branco
"A Força do Lorenzo contra a força da solidariedade"
2019-10-18
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"A ATUALIDADE E AS SUAS EXIGÊNCIAS"
2019-10-19
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nós, cidadãos..."
2019-10-19
José Contente José Contente
"Estabilidade"
2019-10-16
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Rescaldo"
2019-10-12
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Dire(i)to à política: Auspícios, factos e alguma animação"
2019-10-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Açores devem ter mais benefícios pelo contributo que...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Açores assumem posição de liderança nacional na saúd...

Sónia Nicolau classifica aprovação da recuperação do tempo de serviço dos professores como “um dia feliz” para o Sistema Educativo Regional

PS Açores - Sónia Nicolau classifica aprovação da recuperação do tempo de serviço dos professores como “um dia feliz” para o Sistema Educativo Regional

“Estamos aqui hoje para dizer sim à proposta do Governo dos Açores que garante a recuperação integral do tempo de serviço dos professores, em seis anos, iniciando-se a 1 de setembro de 2019”, afirmou Sónia Nicolau.


A deputava iniciava assim a sua intervenção no âmbito do debate sobre a proposta de Decreto Legislativo Regional que garante a recuperação do tempo de serviço prestado em funções docentes para progressão na carreira, apresentado esta terça-feira, no parlamento açoriano.


Sónia Nicolau defendeu que desde sempre que os Governos do Partido Socialista procuraram construir um sistema educativo para os alunos - “o foco da nossa atenção”, e, por isso, reconhecem o papel do professor como um “elemento fundamental de um sistema de ensino”.


Portanto, como referiu a deputada, o Partido Socialista cumpriu com aquilo que disse que ia fazer, “aguardar a decisão do Continente, tendo como garantido que estes profissionais iriam ter o melhor estatuto da carreira docente do país”.


Após ponderação, “tomámos uma posição informada e esclarecida, podemos trabalhar com os sindicatos e com os parceiros sociais, no sentido de trazer a esta câmara a melhor solução que permitisse salvaguardar que ser professor nos Açores seja mais atrativo do que ser professor em qualquer outra parte do país”, disse.


Segundo a deputada socialista, esta medida do Governo dos Açores é de “elementar justiça” e está em coerência com outras tomadas no passado: “enquanto as carreiras dos professores estavam congeladas em todo o país, nos Açores, dois anos já tinham sido recuperados em relação ao continente português”.


Nesta proposta do Governo dos Açores, a parlamentar sublinhou o facto de não ter “qualquer travão orçamental que limite a sua implementação, ao contrário de outras propostas, nomeadamente do PSD, que aqui foram apresentadas”. E reafirmou os princípios afirmados nesta medida: “o fortalecimento da valorização dada aos professores dos Açores e o rigor; estabilidade e previsibilidade das contas públicas e a verdade e coerência de que os professores dos Açores manteriam o melhor Estatuto da Carreira Docente do País”. Princípios possíveis, frisou, pelo poder da Autonomia dos órgãos próprios da Região.


A finalizar a sua intervenção Sónia Nicolau reiterou a posição do Partido Socialista que se “assume como uma maioria positiva que honra os seus compromissos e que fala a verdade”, registando este dia como “um dia feliz” para o Sistema Educativo Regional.

2019-06-05 10:13:00, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados