Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Ciclo de investimentos em matadouros reforça condições do setor da carne para criar valor, garante Vasco Cordeiro


Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"Combate à abstenção: a urgência do debate!"
2019-06-18
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS assegura que Programa para as Alterações Climátic...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Eurodeputado eleito do PS/Açores manifesta aos parti...

“Vazio de ideias e de propostas concretas do PSD/Açores para o setor das Pescas é preocupante”

PS Açores - “Vazio de ideias e de propostas concretas do PSD/Açores para o setor das Pescas é preocupante”

O GPPS/Açores não se identifica e repudia as recentes afirmações do deputado Jaime Viera sobre o estado do setor das Pescas nos Açores e, em particular, com o escoamento do chicharro na Ilha de São Miguel.


Perante um problema que exige a corresponsabilização de todos os intervenientes no processo, uma vez mais o PSD/Açores mostra um vazio de ideias e de propostas concretas e tecnicamente sustentadas, optando novamente pela demagogia e por afirmações populistas.


Faz acusações, quando de facto não apresenta qualquer solução ou resolução para o problema. Este foi o mesmo partido que, ainda recentemente, pretendeu “matar” o setor pesqueiro da Região, com uma proposta para a “Paragem Biológica”. Sempre que surge um problema no setor, ou por escassez ou abundância de recursos, para o PSD a culpa é sempre do Governo, pretendendo de forma populista, não contribuir positivamente para a solução do problema, mas sim para fins eleitoralistas, que em nada contribuem para a estabilidade das pescas nos Açores e para a resolução das situações em especial dos pescadores Açorianos.


O Grupo Parlamentar do PS/Açores considera que as medidas anunciadas pelo Secretário do Mar Ciência e Tecnologia, em concertação com os parceiros do setor, vão contribuir para a resolução da situação, quer ao nível das medidas persuasivas com o reforço e controlo dos meios de fiscalização, assim como a instalação de câmaras de videovigilância que já existem em alguns portos, permitindo uma maior eficácia no combate à fuga à lota e ainda com as alterações legislativas anunciadas.


Nos últimos três anos, e considerando o período homologo de janeiro a maio do corrente ano, os ganhos ou rendimentos provenientes na venda de chicharro em lota foram superiores a 140% em relação a 2017 e 23% em relação a 2018, o que demonstra que os rendimentos têm vindo a crescer positivamente.


O esforço do PSD em tentar ofuscar a iniciativa do Governo, da entrega de diplomas em Rabo de Peixe, a muitos pescadores que esforçaram durante meses para obterem escolarização e formação profissional, desvaloriza e desrespeita os pescadores de Rabo de Peixe e é revelador de que, para este partido, o mais importante é dizer mal para tirar dividendos políticos e não a vida e bem-estar dos pescadores que diz defender. O orgulho e alegria que estes homens e mulheres mostraram ao receberem os seus certificados e diplomas, ao fim de um esforço de vários meses de estudo, e a Associação de Pescadores Sete Mares que muito se esforçou também neste processo, mereciam mais respeito e outro reconhecimento.

2019-06-02 18:55:10, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados