Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Ciclo de investimentos em matadouros reforça condições do setor da carne para criar valor, garante Vasco Cordeiro


Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"Combate à abstenção: a urgência do debate!"
2019-06-18
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Enquanto o PSD/A se preocupa com as eleições de 2020...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Projetos de desenvolvimento tecnológico garantem nov...

PS/Açores salvaguarda o futuro da Santa Catarina e protege os seus trabalhadores

PS Açores - PS/Açores salvaguarda o futuro da Santa Catarina e protege os seus trabalhadores

O Grupo Parlamentar do PS/Açores condenou uma proposta discutida esta quarta-feira, em Plenário, por considerar que se trata de um “claro aproveitamento político” da situação dos trabalhadores da Fábrica de Santa Catarina, na ilha de São Jorge.

“A proposta do Bloco de Esquerda recomenda ao Governo que garanta aquilo que o Governo sempre garantiu, desde que anunciou a reforma do Setor Público Empresarial Regional. Sempre garantiu nesta Assembleia, sempre garantiu em resposta a requerimentos aos deputados desta casa e sempre garantiu em conselho de ilha em São Jorge”, realçou André Rodrigues.

Durante o debate, o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores recordou que foi o Governo dos Açores, através da sua intervenção, “que impediu o encerramento da Fábrica de Santa Catarina, o que teria efeitos económicos e sociais muito penalizadores para a ilha de São Jorge e em concreto para o concelho da Calheta”.

“Foi a intervenção do Governo Regional que garantiu o emprego e os salários. Foi a intervenção do Governo Regional que garantiu a recuperação da sua capacidade exportadora, garantiu uma recuperação das vendas, de menos de dois milhões de euros, para os oito milhões de euros previstos para 2018”, acrescentou o parlamentar.

André Rodrigues afirmou que “o Partido Socialista, na reforma do Setor Público Empresarial Regional sempre defendeu que o Estado, neste caso a Região, pode e deve intervir, mais ou menos na economia, nomeadamente em tempos de crise e/ou em situações especiais, como as de Santa Catarina, tendo em conta o seu peso socioeconómico na ilha e em particular no conselho da Calheta”.





















Mas, como sublinhou, para o PS, “essa intervenção do Governo deve ser avaliada” ao longo dos anos e, deve ser menor, quando há “retoma da economia” e quando estão criadas “determinadas condições para que as empresas depois possam fazer o seu percurso”.


André Rodrigues defende que a opção de não privatizar 100% da Conserveira, mas sim 80%, é a que melhor serve os interesses dos Jorgenses e dos Açores, porque assim, o Governo “garante o acesso a fundos comunitários essenciais para a modernização e viabilização da empresa”, para além de permitir a “entrada de capital novo”.


Atualmente, “a própria empresa pretende empregar mais pessoas, mas que tem dificuldade em encontrar mão-de-obra”, que tem uma marca reconhecida, que tem potencial exportador, “fruto de muito trabalho e de muita dedicação quer dos seus gestores, mas em particular dos seus trabalhadores”.


 





















2019-05-08 19:52:47, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados